Topo

Fórmula 1

Massa: "Não esperávamos sofrer tanto no GP da Espanha"

Massa e Alonso reclamaram dos pneus duros na Espanha; brasileiro prevê reação no GP de Mônaco - Manu Fernandez/AP
Massa e Alonso reclamaram dos pneus duros na Espanha; brasileiro prevê reação no GP de Mônaco Imagem: Manu Fernandez/AP

Das agências internacionais

Em Mônaco

25/05/2011 11h33

A Ferrari enfrentou muitos problemas no GP da Espanha. Fernando Alonso até liderou as primeiras voltas, mas teve uma acentuada queda de rendimento na parte final da prova e levou uma volta do vencedor Sebastian Vettel. Felipe Massa, com um problema no câmbio, abandonou. O brasileiro revelou que a equipe “não esperava sofrer tanto” em Barcelona.

“Esperávamos ter ido muito melhor, mas tivemos nosso primeiro problema técnico da temporada. Sabíamos que nossos adversários seriam muito fortes em Barcelona, já que nosso carro não é tão eficiente do ponto de vista aerodinâmico”, disse Massa, em seu diário no site oficial da Ferrari.

Tanto Alonso como Massa apontaram um mesmo problema enfrentado por eles durante a corrida do último domingo: a queda de rendimento dos seus carros quando colocaram pneus duros. O espanhol, que terminou a prova em quinto, tornou-se tão lento na pista que levou uma volta de Vettel.

“Não esperávamos sofrer como sofremos com o novo composto duro que a Pirelli levou para esta corrida. Já havíamos tido problemas com eles no modelo anterior do carro, mas com este era mais difícil fazer os pneus trabalharem bem. Havia uma diferença de 2s e 2,5s entre os pneus macios e os duros. Isso foi visto de forma clara na pista”, explicou.

As críticas não pararam por aí. “Alonso e eu estivemos em situação de lutar no começo; ele melhor do que eu por conta de sua largada. Consegui ultrapassar uma Mercedes e fiquei em sexto. No entanto, quando pusemos os pneus duros, ficou praticamente impossível guiar o carro”, comentou.

Massa prevê uma situação melhor a partir deste fim de semana. “Em Mônaco, começa uma série de três corridas nas quais usaremos os pneus macios e, pela primeira vez, os supermacios, que se adaptam melhor ao nosso carro”, completou.

Fórmula 1