Topo

Fórmula 1

Stirling Moss, lenda da Fórmula 1, anuncia que para de correr aos 81 anos

Stirling Moss (centro) posa entre a cantora australiana Kylie Minogue (à direita) e sua irmã, Danni Minogue,  antes do GP da Austrália de 2007 - Oliver Multhaup/AP
Stirling Moss (centro) posa entre a cantora australiana Kylie Minogue (à direita) e sua irmã, Danni Minogue, antes do GP da Austrália de 2007 Imagem: Oliver Multhaup/AP

Das agências internacionais

Londres (inglaterra)

10/06/2011 11h48

O britânico Stirling Moss, uma lenda do automobilismo, decidiu se aposentar das corridas aos 81 anos de idade. Ele é considerado o melhor piloto da história que nuca conseguiu conquistar um título da Fórmula 1. Ele tomou a decisão após ter dito que ficou com medo durante a classificação para a tradicional corrida de Le Mans, da qual ele iria participar. É a mais antiga e a mais prestigiada corrida de resistência para carros desportivos e protótipos.

“Hoje eu senti medo. Sempre disse que se não me sentia à altura e se fosse um incômodo para os outros participantes, eu me retiraria”, disse em seu site oficial. “adoro as corridas, mas é hora de parar”. Ele iria correr com um Porsche RS61.

Moss disputou 66 Grandes Prêmios de F-1 entre 1954 e 1961, alcançando 16 vitórias, três delas em Mônaco. Terminou quatro vezes em segundo lugar no Mundial, três atrás do argentino Juan Manuel Fangio e uma atrás do inglês Mike Hawthorn.

O ex-piloto abandonou as competições de alto nível um ano após sofrer um grave acidente em 1962, que deixou o lado esquerdo de seu corpo paralisado.

Fórmula 1