Topo

Fórmula 1

Com Vettel na liderança, corrida é interrompida devido à chuva em Montréal

Com a corrida parada devido à chuva, organização tenta escoar a água na pista - Mathieu Belanger/Reuters
Com a corrida parada devido à chuva, organização tenta escoar a água na pista Imagem: Mathieu Belanger/Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

12/06/2011 15h32

A chuva prejudicou a sétima etapa da temporada da Fórmula 1 no Grande Prêmio do Canadá, em Montréal, e a corrida acabou interrompida após 25 voltas, boa parte delas com o carro de segurança na pista, assim como teve de ser iniciada a corrida devido à quantidade de água na pista.

Quando a prova foi interrompida, o alemão Sebastian Vettel era o líder da corrida e reclamava que não havia condições de prova. “Está inguiável! Está inguiável!”, reclamou pelo rádio o líder da temporada. Enquanto isso, o japonês Kamui Kobayashi ocupava a segunda posição sem ter feito parada para a troca de pneus, com Felipe Massa em terceiro.

Após a interrupção da corrida, o chefe da Red Bull concordou com a decisão de Charlie Whiting em não prosseguir com a prova nas condições.

“É um caminho muito perigoso, Charlie [Whiting] fez a coisa certa ao parar a corrida. Em condições como esta, os pilotos viram apenas passageiros”, afirmou Horner.

Caso não haja condições de volta da corrida, a prova será finalizada e os pontos serão dados pela metade para os pilotos.

A corrida

Com chuva durante todo o dia em Montréal, a largada teve de ocorrer com a presença do safety car, que só deixou a pista após três voltas. Na saída do carro de segurança, Fernando Alonso tentou forçar a ultrapassagem sobre Sebastian Vettel, mas o alemão se defendeu.

E então começou o show de Lewis Hamilton, que em uma disputa com o australiano Mark Webber acabou tocando o carro da Red Bull e viu o rival rodar e perder dez posições. Depois foi a vez de o inglês entrar em briga por posição com Michael Schumacher e escapar da pista e foi ultrapassado pelo companheiro Jenson Button.

Mas o estopim para Lewis Hamilton na corrida ocorreu na oitava volta, quando ele tentou a ultrapassagem sobre Button, viu o companheiro de equipe fechar a porta e acabou quebrando a suspensão na batida, encerrando a corrida de Hamilton e prejudicando a de Button.

A batida de Lewis Hamilton provocou a entrada do safety car para mais quatro voltas para tirar peças do carro da McLaren da pista. Button recebeu punição logo em seguida por ter burlado o limite de velocidade com o carro de segurança na pista.

Assim como Jenson Button, Michael Schumacher e Rubens Barrichello, o espanhol Fernando Alonso apostou na troca para os pneus intermediários pelas melhores condições da pista, mas voltou a chover forte, o safety car mais uma vez foi para a pista e o bicampeão mundial acabou prejudicado pela estratégia, perdendo a posição para o brasileiro Felipe Massa.

Fórmula 1