Topo

Fórmula 1

Vettel supera mudança de regra da FIA em Valência e crava sétima pole no ano

Sebastian Vettel participa do treino de classificação para o GP da Europa em Valência - Alberto Saiz/AP
Sebastian Vettel participa do treino de classificação para o GP da Europa em Valência Imagem: Alberto Saiz/AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

25/06/2011 10h08

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) já agiu para amenizar o domínio da Red Bull na temporada, fez todas as equipes usarem na classificação o mesmo mapeamento de motor da corrida, o que seria ruim para o time austríaco, mas ainda não foi desta vez que conseguiu tirar o alemão Sebastian Vettel da pole position.

O alemão novamente andou bem à frente de seus concorrentes, foi o único a baixar o tempo de 1min37s e conquistou a sua sétima pole position em oito possíveis no ano, a sua 22ª da carreira para o Grande Prêmio da Europa, em Valência, com o tempo de 1min36s975.

GRID DE LARGADA PARA O GP DA EUROPA

PilotoTempo
1. Sebastian Vettel (ALE)1min36s975
2. Mark Webber (AUS)1min37s163
3. Lewis Hamilton (ING)1min37s380
4. Fernando Alonso (ESP)1min37s484
5. Felipe Massa (BRA)1min37s535
6. Jenson Button (ING)1min37s645
7. Nico Rosberg (ALE)1min38s231
8. Michael Schumacher (ALE)1min38s240
9. Nick Heidfeld (ALE)1min38s781
10. Adrian Sutil (ALE)1min39s034
13. Rubens Barrichello (BRA)1min39s489

Logo atrás de Vettel, o australiano Mark Webber também mostrou que a Red Bull não foi tão afetada pela mudança e ficou com o segundo posto, seguido do inglês Lewis Hamilton, que deixou os carros da Ferrari para trás e garantiu o terceiro posto.

Fernando Alonso não conseguiu ir além de um quarto lugar, enquanto o brasileiro Felipe Massa chegou a andar bem, mas acabou ficando mesmo na quinta colocação do grid na corrida espanhola.

Rubens Barrichello mais uma vez não conseguiu avançar para o Q3 do treino de classificação em Valência e vai largar apenas na 13ª posição após ter feito o tempo de 1min39s489, duas posições à frente do companheiro Maldonado.

“Travou as rodas, o carro esta muito fora de competitividade comparado com a Force India. Fez ótima volta com pneu velho, fui para o tudo ou nada, o carro não aguentou e passei direto”, afirmou Barrichello à TV Globo.

O treino

Felipe Massa foi o mais rápido do Q1 com o tempo de 1min38s413, superando o companheiro Fernando Alonso em mais de 1s, além de deixar para trás o líder da temporada Sebastian Vettel, que fez 1min39s116.

Já acostumados a ficar fora na primeira parte do treino, os pilotos de Lotus, Virgin e Hispania mais uma vez dividiram as últimas seis colocações e ficaram fora no Q1 juntos ao espanhol Jaime Alguersuari, da Toro Rosso.

O italiano Jarno Trulli, da Lotus, quase causou estragos no final de seu treino ao rodar na última curva antes dos boxes, mas o venezuelano Pastor Maldonado, que passava próximo no momento, desviou para evitar o acidente.

Durante a volta do venezuelano Pastor Maldonado no Q2, o carro da Williams do companheiro de Rubens Barrichello ficou travado na pista e a sessão teve de ser interrompida com bandeira vermelha quando faltavam 7min59s para o fim.

A surpresa da segunda parte do treino foi o desempenho da Force India, que conseguiu colocar o alemão Adrian Sutil no Q3, deixando fora a Renault do russo Vitaly Petrov, as Williams, a dupla da Sauber, a própria Force India do escocês Paul di Resta e a Toro Rosso de Sebastién Buemi.

Quando a disputa tinha Lewis Hamilton e Fernando Alonso andando na dianteira em 1min37s, o alemão Sebastian Vettel mostrou novamente a sua superioridade e cravou 1min36s, tempo insuperável na sessão e ainda voltou para a pista, mas sem conseguir igualar o próprio tempo. Ao final do treino, o líder da temporada ainda ironizou e observou o carro de Fernando Alonso assim como o espanhol costumeiramente faz com o seu ao final de cada treino de classificação.

Fórmula 1