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Fórmula 1

McLaren acusa FIA de beneficiar Red Bull após mudanças no regulamento

Das agências internacionais

Em Silverstone (Inglaterra)

08/07/2011 15h50

A McLaren acusou a direção da Fórmula 1 de mudar o regulamento sobre motores “em cima da hora” em relação ao GP da Inglaterra, que teve sessão de treinos nesta sexta-feira em Silverstone. Segundo a equipe, houve permissividade da FIA em relação ao cumprimento das novas regras para motores, o que beneficiaria a Red Bull.

Depois da chuva ter dado a tônica do dia de treinamentos, as entrevistas realizadas após a prática foram marcadas pela troca de faíscas entre Martin Whitmarsh, da McLaren, e Christian Homer, da Red Bull sobre as mudanças no regulamento, que baniram os difusores soprados dos motores das equipes a partir desta etapa do campeonato.

Whitmarsh, que fora visto antes em uma longa conversa com Stefano Domenicali, dirigente da Ferrari, revelou que as equipes foram notificadas de detalhas nas modificações durante os trabalhos desta sexta-feira, depois de já terem acontecido outros treinos na semana, período no qual poderiam ter sido informados.

“Quando os objetivos são movidos durante uma sessão de treinamento já iniciada, creio que fica bem difícil”, declarou Whitmarsh.

Silverstone marca o começo da restrição da FIA ao uso de gases de escape para ganho de aerodinâmica mesmo quando os pilotos estão com pouca pressão nas válvulas. A expectativa era que isso afetasse os motores Renault da campeã e líder Redbull, pois seu carro foi desenhado a partir destas premissas antes em vigor, mas Withmarsh afirma que na prática não é isso que está acontecendo.

“Nós percebemos durante os treinos que Christian não perdeu tanto quanto esperávamos, porque obviamente as regras são fluidas e parecem mudar de acordo com as conveniências do momento”, afirmou o dirigente da McLaren.

“Ficamos muito surpresos ao nos dar conta que as regras mudam depois de já iniciados os treinamentos”, complementou, reclamando que isso coloca sua equipe em desvantagem.

Withmarsh disse que a expectativa era de que as válvulas fossem fechadas quando um piloto está com os pés no freio e não acelerando. “Mas houve uma negociação, e, pelo que entendi, as válvulas da Renault podem ficar metade abertas durante a frenagem. Acho que isso não é o que a maioria de nós estava esperando”.

O argumento da Renault foi que suas válvulas necessitavam ser mantidas abertas por razões de segurança, já que historicamente seus motores têm operado desta forma. Horner, cujo time venceu seis dois oito corridas desta temporada, rebateu apontando que a FIA teve a mesma tolerância em relação aos motores Mercedes utilizados pela McLaren.

“Esperamos que a FIA regulamente a Fórmula 1 de maneira justa, e é exatamente como foi procedido neste momento”, declarou o dirigente da Red Bull. “Tenho certeza de que há muitas conspirações no paddock atribuindo o desempenho de uma equipe ou outra a esta questão, mas isto é apenas circunstancial”, finalizou.

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