Topo

Fórmula 1

Webber aproveita chuva no fim do treino e quebra sequência de poles de Vettel

Mark Webber conquista a pole position para o GP da Inglaterra em Silverstone - Nigel Roddis/Reuters
Mark Webber conquista a pole position para o GP da Inglaterra em Silverstone Imagem: Nigel Roddis/Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

09/07/2011 10h05

O australiano Mark Webber aproveitou a variação de condições do clima em Silverstone e garantiu pela segunda vez na temporada um grid da Fórmula 1 sem o seu companheiro Sebastian Vettel na pole position em nove etapas realizadas depois de cravar sua melhor volta em 1min30s399 e ver a chuva atrapalhar seus rivais nos últimos instantes da sessão.

Mesmo fora da primeira posição, Vettel conseguiu mais uma vez um lugar na primeira fila, como já havia feito na única vez em que perdeu a pole no Grande Prêmio da Espanha. Atrás de Vettel ficou o espanhol Fernando Alonso, que superou Felipe Massa na última parte do treino, deixando o brasileiro na quarta colocação.

TEMPOS DO GRID NO GP DA INGLATERRA

PilotoTempo
1. Mark Webber (AUS)1min30s399
2. Sebastian Vettel (ALE)1min30s431
3. Fernando Alonso (ESP)1min30s516
4. Felipe Massa (BRA)1min31s124
5. Jenson Button (ING)1min31s898
6. Paul di Resta (ESC)1min31s929
7. Pastor Maldonado (VEN)1min31s933
8. Kamui Kobayashi (JAP)1min32s128
9. Nico Rosberg (ALE)1min32s209
10. Lewis Hamilton (ING)1min32s376
15. Rubens Barrichello (BRA)1min33s119

O inglês Jenson Button ficou com o quinto tempo após uma sessão sem destaque, enquanto seu companheiro Lewis Hamilton foi uma das decepções ao registrar apenas o décimo lugar. O escocês Paul di Resta, da Force India, foi mais uma surpresa no treino e garantiu o sexto lugar, melhor grid de sua equipe na temporada.

A Williams conseguiu pela primeira vez colocar um de seus carros entre os dez primeiros colocados do grid ao classificar o venezuelano Pastor Maldonado em um surpreendente sétimo lugar, enquanto o brasileiro Rubens Barrichello lamentou por ficar apenas na 15ª colocação.

“Peguei trafego no final da minha volta, acabei perdendo bastante tempo e danificou minha segunda também. O carro melhorou e a gente pode até esperar por uma boa corrida”, afirmou Rubens Barrichello.

O treino

O treino ainda iniciou em Silverstone com a pista seca, mas quando faltavam 6 minutos para o final da primeira parte da sessão, o Q1, começou a chover forte por um curto período e ficou impossível registrar tempo. Mesmo assim não houve surpresas muitas, com Hispania e Virgin fora na primeira parte do treino como habitualmente ocorre.

A única novidade foi o fato de o finlandês Heikki Kovalainen ter conseguido passar para o Q2, quando ficou com o 17º tempo enquanto seu companheiro Jarno Trulli parou já no Q1.

Estreante pela Hispania, o piloto australiano Daniel Ricciardo não conseguiu um bom tempo e vai começar sua carreira na Fórmula 1 largando na última posição.

A chuva parou logo após o fim do Q1 e deu lugar para Felipe Massa ser o mais rápido na segunda parte do treino ao cravar 1min31s640 para superar o australiano Mark Webber e o espanhol Fernando Alonso, enquanto a lista de pilotos que avançaram ao Q3 teve algumas mudanças, com o escocês Paul di Resta colocando o carro da Force India e Kamui Kobayashi o da Sauber.

Na última parte do treino de classificação a pista começou seca e houve tempo para o registro da primeira volta rápida de cada um dos dez pilotos, mas quem deixou para fazer sua volta mais tarde acabou tendo problemas. Depois de travar uma disputa com Felipe Massa no Q2, Mark Webber superou Vettel na terceira parte da sessão e então foi a vez de a chuva acabar com qualquer chance de pole position para os seus concorrentes.

Fórmula 1