Topo

Fórmula 1

Webber mantém domínio da Red Bull com a pole e Vettel fica fora da 1ª fila

Mark Webber crava a pole position para o Grande Prêmio da Alemanha - CHRISTOF STACHE/AFP
Mark Webber crava a pole position para o Grande Prêmio da Alemanha Imagem: CHRISTOF STACHE/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

23/07/2011 10h06

O australiano Mark Webber tratou de colocar mais uma vez o carro da Red Bull na pole positon na temporada ao cravar a melhor volta no treino de classificação para o GP da Alemanha com 1min30s079 em Nurburgring, deixando o inglês Lewis Hamilton na segunda colocação e o líder Sebastian Vettel pela primeira vez no ano largando fora da primeira fila.

Depois de um bom começo de final de semana, superando a McLaren e até a Red Bull, a Ferrari não conseguiu fazer o seu melhor trabalho em Nurburgring e viu Fernando Alonso ser o quarto colocado e Felipe Massa o quinto, com 0s5 de desvantagem para o companheiro espanhol.

CONFIRA O GRID PARA O GP DA ALEMANHA

PilotoTempo
1. Mark Webber (AUS)1min30s079
2. Lewis Hamilton (ING)1min30s134
3. Sebastian Vettel (ALE)1min30s216
4. Fernando Alonso (ESP)1min30s442
5. Felipe Massa (BRA)1min30s910
6. Nico Rosberg (ALE)1min31s263
7. Jenson Button (ING)1min31s288
8. Adrian Sutil (ALE)1min32s010
9. Vitaly Petrov (RUS)1min32s187
10. Michael Schumacher (ALE)1min32s482
14. Rubens Barrichello (BRA)1min33s043

Depois de um início complicado no fim de semana, ficando muito aquém das rivais, a McLaren mostrou sua recuperação com Lewis Hamilton, que em sua segunda volta rápida do Q3 conseguiu desbancar o alemão Sebastian Vettel da segunda colocação para ficar com o segundo posto. Apesar do desempenho de Hamilton, Jenson Button não foi bem e foi superado até pela Mercedes de Nico Rosberg para largar em sétimo.

Sem precisar vencer mais corridas no ano para ser campeão, Vettel mostrou uma expressão de decepção com a saída da primeira fila pela primeira vez em 14 corridas, desde o Grande Prêmio da Itália do ano passado, em Monza.

Rubens Barrichello quase ficou fora do treino de classificação já na primeira parte da sessão, passando do Q1 apenas na 17ª colocação com o carro da Williams. Na segunda parte do treino o brasileiro novamente foi superado pelo companheiro de equipe e ficou com a 14ª colocação enquanto Pastor Maldonado foi o 12º.

Após deixar a pista, Rubens Barrichello justificou os problemas durante o final de semana em Nurburgring devido ao peso excessivo de seu carro, o que ocasionou a retirada do sistema de recuperação de energia cinética (Kers).

“A gente teve um problema que ontem [sexta-feira] quando começou a pesar o carro, que estava com 8 km acima do peso sem o Kers e tivemos que tirar o Kers pelo menos no meu carro. O Pastor [Maldonado] pesa 6 kg a menos que eu”, afirmou Barrichello à TV Globo.

Durante o Q1 a liderança foi do brasileiro Felipe Massa, que cravou sua melhor volta em 1min31s826 e superou os alemães Adrian Sutil e Nick Heidfeld, que andaram na frente enquanto Alonso, Hamilton, Vettel e Webber fizeram apenas o suficiente para garantir vaga no Q2.

Já no Q2 a melhor volta foi do inglês Lewis Hamilton enquanto Michael Schumacher brigou e conseguiu nos últimos instantes a sua vaga entre os dez melhores carros do grid.

O piloto suíço Sebastien Buemi, da Toro Rosso, teve todos os seus tempos do treino de classificação cancelados devido a uma irregularidade com o combustível de seu carro. Buemi deverá largar dos boxes no GP da Alemanha enquanto a Toro Rosso promete apelar à FIA contra a punição.

Uma das surpresas do treino foi o fato de o japonês Kamui Kobayashi ficar fora já durante o Q1, sendo que geralmente o piloto da Sauber luta pelas primeiras colocações. Ele vai largar em 17º na Alemanha contando com a punição imposta ao suíço da Toro Rosso.

Vitantonio Liuzzi fez o 23º tempo, caiu para último devido à troca do câmbio e a punição de cinco posições no grid, mas voltou a ser penúltimo com a punição de Buemi. Daniel Ricciardo, que fez o pior tempo do dia, ganhou duas posições e vai largar em 22º.

Fórmula 1