Topo

Fórmula 1

Villeneuve defende Massa e diz que Räikkönen não mereceu ser campeão da F-1

Jacques Villeneuve e Felipe Massa foram companheiros de equipe na Sauber em 2004 - Yoshikazu Tsuno/AFP
Jacques Villeneuve e Felipe Massa foram companheiros de equipe na Sauber em 2004 Imagem: Yoshikazu Tsuno/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

11/08/2011 09h15

Conhecido por suas declarações polêmicas, o campeão mundial de Fórmula 1 Jacques Villeneuve não poupou sua língua afiada durante passagem pelo Brasil para correr a Corrida do Milhão da Stock Car e disse que o finlandês Kimi Raikkonen não merecia ter sido campeão da F-1 em 2007, tendo mais sorte do que competência.

BRUNO SENNA PODE VOLTAR AO GRID

  • Divulgação/Lotus Renault GP

    Um acordo entre os donos da equipe Renault e uma empresa brasileira facilitaria o retorno de Bruno Senna ao grid da F-1 em 2012 Leia mais

Para Jacques Villeneuve, o piloto que merecia ter ficado com o título da temporada 2007 era o brasileiro Felipe Massa, que acabou fora da disputa que teve ainda Lewis Hamilton e Fernando Alonso, dupla da McLaren, sendo ‘escudeiro’ do finlandês nas últimas corridas.

“Se Kimi venceu um campeonato, ele o fez por sorte, porque ele não mereceu”, afirmou Jacques Villeneuve em entrevista ao site TotalRace.

Raikkonen chegou ao título depois de tirar uma diferença de 17 pontos nas duas últimas corridas e contou com problemas da dupla formada por Fernando Alonso e Lewis Hamilton para levar o troféu da temporada.

“Felipe mereceu muito mais. Ele foi sempre mais capaz do que Kimi e foi fácil batê-lo”, afirmou Villeneuve sobre o brasileiro que acabou sendo vice-campeão em 2008.

Villeneuve ainda saiu em defesa de Felipe Massa na disputa com Fernando Alonso atualmente na Ferrari, reconheceu que a fase do brasileiro não é boa, mas classificou as críticas como injustas.

“O problema é que Alonso chegou e, rapidamente, recebeu todo o apoio dentro da Ferrari. Quando isso acontece, cria uma energia que as pessoas colocam em você, neste caso, em Alonso. Parece que, se o carro vencer, vai vencer com ele. Isso cria uma situação difícil para o outro piloto”, analisou Villeneuve.

“Ele venceu corridas e disputou um título, talvez dois. Ele é um grande piloto. Agora está pilotando fortemente para a Ferrari. Eu não compactuo com as pessoas que o criticam”, completou o canadense.

Fórmula 1