Topo

Fórmula 1

Vettel revela preocupação com pneus e diz que safety car foi "crucial"

Vettel superou problemas com bolhas nos pneus de sua Red Bull e venceu o GP da Bélgica - Dimitar Dilkoff/AFP
Vettel superou problemas com bolhas nos pneus de sua Red Bull e venceu o GP da Bélgica Imagem: Dimitar Dilkoff/AFP

Das agências internacionais

Em Spa-Francorchamps (Bélgica)

28/08/2011 12h01

Sebastian Vettel ganhou o GP da Bélgica, comandou a dobradinha da Red Bull em Spa-Francorchamps e encerrou um jejum de três provas sem vencer. Era para ser um ótimo domingo para o alemão, certo? O líder do Mundial, porém, teve um motivo para reclamar: as condições dos pneus para a prova.

O alemão mostrou-se preocupado com a desgaste dos pneus para a corrida. Vettel largou com compostos em condições ruins, já que apresentavam bolhas – sobretudo os dianteiros. Mesmo após as paradas nos boxes, o problema continuou: bastavam algumas voltas para as bolhas aparecerem.

“Tivemos muitas preocupações durante a prova após o desgaste dos pneus durante o treino de classificação. Corremos um risco grande. Tínhamos razões para nos mantermos confiantes, mas se ninguém no paddock te dá garantias... Não nos sentíamos confiantes, por isso paramos logo”, disse Vettel, também lembrando que Mark Webber sofreu com o mesmo problema.

Apesar das bolhas, Vettel e Webber mantiveram um bom desempenho. “Apresentamos um bom ritmo. Estava me sentindo confortável e, sem muito esforço, pude me manter à frente. A entrada do safety car [após o acidente sofrido por Lewis Hamilton] foi crucial para ultrapassar Fernando Alonso e abrir uma diferença”, explicou.

Por fim, o líder do Mundial elogiou sua Red Bull. “Ele está fantástico para guiar. O carro faz o que você quiser que ele faça. É bom ter curvas rápidas e, se você se sente confiante com o carro, fica mais divertido fazê-las”, completou.

Fórmula 1