Topo

Fórmula 1

Todt quer dar sessão a pilotos de testes nos treinos livres em 2012, diz jornal

Brasileiro Luiz Razia guiou o carro da Lotus durante os treinos livres na China - Getty Images
Brasileiro Luiz Razia guiou o carro da Lotus durante os treinos livres na China Imagem: Getty Images

Do UOL Esporte

Em São Paulo

01/09/2011 11h40

O presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jean Todt, pretende fazer uma mudança radical no sistema de treinos livres da Fórmula 1 na próxima temporada, colocando os pilotos de testes e reservas para pilotar na sexta-feira.

De acordo com o jornal finlandês Turun Sanomat, o dirigente também pretende recolocar os testes durante a temporada com um programa de alguns dias em Mugello, na Itália, antes do início das provas europeias no mês de maio.

Pela proposta do francês, os treinos livres de sexta-feira passariam a ter três horas e seriam divididos em três sessões de 1h cada, sendo que a primeira sessão seria dedicada apenas a pilotos de testes.

A alteração pode afetar o mercado de pilotos, com a McLaren considerando utilizar Gary Paffett e a Ferrari o novato Jules Bianchi, que já são funcionários das devidas escuderias. A Mercedes estaria interessada em utilizar o alemão Christian Vietoris, de 22 anos.

Quem também pode se aproveitar da mudança é o brasileiro Luiz Razia, que é atualmente um dos pilotos de testes da equipe Lotus e neste ano chegou a pilotar na primeira sessão livre para o GP da China.

Fórmula 1