Topo

Fórmula 1

Com chances de ser campeão em Cingapura, Vettel mantém cautela

Vitória em Monza deixou Vettel ainda mais perto da conquista do bicampeonato - Stefano Rellandini/Reuters
Vitória em Monza deixou Vettel ainda mais perto da conquista do bicampeonato Imagem: Stefano Rellandini/Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

11/09/2011 14h00

Sebastian Vettel caminha a passos largos rumo ao bicampeonato mundial. Neste domingo, o piloto da Red Bull venceu o GP da Itália, seu oitavo triunfo nesta temporada, e pode celebrar o título antecipado já na próxima etapa, em Cingapura. Apesar do amplo domínio, o alemão preferiu manter a cautela.

  • Luca Bruno/AP

    Vettel não teve dificuldades para vencer o GP da Itália e ampliou vantagem sobre Alonso, vice-líder

Para festejar no circuito de Marina Bay, no próximo dia 25, Vettel nem precisa ganhar o GP de Cingapura. Bastará um terceiro lugar, aliado a uma combinação de resultados de seus concorrentes, para que o piloto seja campeão.

Com a vitória deste domingo, Vettel foi a 284 pontos, contra 172 de Fernando Alonso, que assumiu a segunda posição. Na sequência, Jenson Button e Mark Webber aparecem empatados com 167. Lewis Hamilton, com 158, tem pequenas chances de ser campeão.

Mesmo com tamanha vantagem, Vettel manteve a cautela e se mostrou surpreso com a possibilidade de ser campeão com tanta antecedência – após o GP de Cingapura, restarão mais cinco corridas até o fim da temporada.

“Eu não sabia disso. Para ser honesto, este ano tem sido incrível. Evoluímos muito como equipe, ficamos mais fortes. Vamos para Cingapura como para as outras corridas, indo passo a passo. Vamos ver o que acontecerá por lá”, disse.

Alonso, terceiro colocado no GP da Itália, parece já ter jogado a toalha diante de um panorama desfavorável. Apesar de reconhecer as dificuldades de impedir o bicampeonato de Vettel, o espanhol espera ao menos adiar a festa do rival.

“Faltam seis corridas e é impossível ganhar o Mundial, embora Vettel ainda não o tenha conquistado matematicamente. Nós já não estamos nesta luta; por isso, vamos tentar nos divertir, lutar por vitórias e pela segunda colocação no campeonato. Das seis provas que restam, a melhor para nós é em Cingapura. É um circuito similar ao de Mônaco e que me agrada muito. Tentaremos ganhar lá”, afirmou.

 

Enquanto os adversários veem o título cada vez mais distante, Vettel faz contas para o título. Diante da superioridade do alemão nesta temporada, seria bom preparar a festa para o dia 25.

AS POSSIBILIDADES DE VETTEL SER CAMPEÃO NO GP DE CINGAPURA

Se Vettel vencer, no máximo...Alonso em 4º/Button e Webber em 3º
Se Vettel for 2º, no máximo...Alonso em 8º/Button e Webber em 5º/Hamilton em 3º
Se Vettel for 3º, no máximo...Alonso em 9º/Button e Webber em 7º/Hamilton em 4º

Fórmula 1