Topo

Fórmula 1

Fabricante de pneus nega culpa por abandono de Vettel nos Emirados Árabes

Sebastian Vettel tenta levar sua Red Bull para os boxes após furar o pneu em Abu Dhabi - Jumana El Heloueh/Reuters
Sebastian Vettel tenta levar sua Red Bull para os boxes após furar o pneu em Abu Dhabi Imagem: Jumana El Heloueh/Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

16/11/2011 08h38

Responsável pelo fornecimento de pneus para a Fórmula 1, a Pirelli negou que tenha havido problema estrutural no composto que causou a rodada e o abandono do alemão Sebastian Vettel no Grande Prêmio de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, abrindo a possibilidade de um corte ter sido causado quando o campeão da temporada passou sobre uma zebra.

Com o título antecipado e na busca pelo recorde de 13 vitórias do compatriota Michael Schumacher, Vettel largou na pole position e já disparava quando na segunda curva acabou tendo o pneu furado e rodou. Na volta para os boxes um dano na suspensão não permitiu que ele continuasse a corrida e o alemão abandonou pela primeira vez no ano.

“Confirmamos que uma falha estrutural não foi a causa da degradação de Sebastian Vettel em Abu Dhabi, uma conclusão que chegamos juntos à Red Bull após um exame detalhado e análises do que restou do pneu”, anunciou Paul Hembery, diretor esportivo da Pirelli ao site da revista inglesa Autosport.

“Não podemos descartar que detritos da pista tenham causado o dano ao pneu, que então sofreu a destruição, mas observado a pista de perto não há evidência disso”, completou o representante da fabricante de pneus.

Uma das possibilidades citadas pela empresa em comunicado para a falha seria a contribuição da própria Red Bull. Há especulações de que o pneu poderia ter sido danificado por superaquecimento após a exaustão de gases que sopraram próximo ao composto. A equipe austríaca não se pronunciou ainda sobre a falha que tirou Vettel da corrida nos Emirados Árabes.

Fórmula 1