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Exército de 5.000 homens cuidará da segurança e do trânsito do último GP de F-1

Sebastian Vettel se prepara para entrar na pista nos treinos livres de Interlagos - Bruno Domingos/Reuters
Sebastian Vettel se prepara para entrar na pista nos treinos livres de Interlagos Imagem: Bruno Domingos/Reuters

Roberto Pereira de Souza

Em São Paulo

24/11/2011 12h00

São Paulo está pronta para a largada da última prova de F-1 de 2011. Pouco importa se Sebastian Vettel já garantiu o título da temporada. A festa do GP Brasil vai começar com show ao vivo. Por isso, mais de 3.500 policiais civis, militares e 1.200 agentes de trânsito vão ajudar a colocar no autódromo de Interlagos cerca de 150 mil torcedores em total condição de segurança, nos treinos oficiais de sábado e na corrida de domingo.

O esquema policial de rua estará sob o comando do coronel Sergio Merlo. Com prática nesses eventos, o  militar avisa que nenhum objeto cortante ou que possa ser usado como arma deve ser carregado pelos torcedores. Latas e garrafas estão proibidas.

“Teremos revista pessoal rigorosa nos portões  e usaremos também detectores de metal”, explica  o coronel Merlo.

O esquema terá apoio de grupo tático para varredura antibomba  dentro do autódromo. O trabalho será feito antes da abertura dos portões.  Duzentos soldados trabalharão no circuito no sábado e 300 no domingo, sendo 40 policiais- intérpretes habilitados em Espanhol, Inglês, Francês e Japonês.  O serviço de Inteligência também estará a postos em trabalho de campo.

“Teremos pessoal do serviço reservado também, mas não posso revelar quantos homens  foram escalados”, comentou Merlo.

Além dos 750 veículos policiais em circulação a partir desta quinta-feira e  66 conjuntos da cavalaria,  a PM usará quatro helicópteros de apoio, incluindo o olho- de- águia, que capta e transmite imagens do patrulhamento em tempo real até o centro de comando operacional. Haverá um posto de comando instalado na praça Enzo Ferrari, bem próximo do autódromo, onde também funcionará o centro da CET.

Polícia Civil

A polícia civil montará três bases dentro do autódromo nos portões 7, Z e G. O delegado Rodrigo Pereira é  da Deatur (Delegacia de Assistência ao Turista)  explica que as bases funcionarão das 8h às 18h, a partir desta quinta feira.
Dez policiais de serviço são intérpretes para Inglês-Português.

Como chegar de ônibus especial, trens e carros

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) usará um exército de 1.200 agentes entre esta quinta e domingo.

Para agilizar o fluxo do trânsito,  50 semáforos serão reprogramados e os pontos de bloqueio na região do autódromo começará a funcionar às 5 h de sábado.

Escolhido o melhor traçado pela engenharia de tráfego, caberá aos técnicos da SPTrans dar início ao deslocamento dos torcedores. Para isso, seis terminais expressos vão funcionar a das 6h às 13h no fim de semana, para a ida. A volta do autódromo  poderá ser feita das 13h às 17h30.

Trem é uma das opções até Interlagos

  • Divulgação

Quem decidir ir de carro, não terá espaço para estacionar muito perto dos portões de acesso, embora a CET reserve bolsões de estacionamento a alguns quarteirões do circuito.

Os mini terminais  especiais de ônibus expresso funcionarão sábado e domingo. O preço da passagem  ida e volta será de R$ 20 (R$ 12 só uma viagem). Não haverá venda antecipada  do bilhete e a SPTrans projeta o transporte de 20 mil torcedores neste fim de semana.

Percurso dos ônibus expressos

As linhas expressas não terão paradas no percurso e partirão de seis pontos da cidade:  shopping SP Market, Metrô Jabaquara, shopping Interlagos, aeroporto de Congonhas, Praça da República e estação Trianon/Masp do Metrô. Cadeirantes contarão com serviço especial do Atende nos terminais.

O desembarque no autódromo atenderá os diferentes portões de acesso e será feito em quatro paradas:  avenida Interlagos x avenida Antônio Barbosa da Silva Sandoval; avenida Jangadeiro X avenida Senador Teotônio Vilela; avenida Jacinto Júlio x avenida Rubens Montanaro de Borba e avenida Jacinto Júlio x avenida Feliciano Correia.

Para usar o trem Osasco-Grajaú

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) promete diminuir o intervalo dos trens da linha 9 – Esmeralda, que faz o percurso Osasco-Grajaú.  O torcedor que preferir o trem terá duas opções para chegar ao autódromo: a primeira é descer na estação Jurubatuba e utilizar o serviço do terminal de ônibus especiais.

 A segunda alternativa será o desembarque do passageiro na estação Autódromo, na rua Plínio Schmidt, localizada a 600 metros do setor G do circuito.

O roteiro da caminhada até o portão deve demorar nove minutos, segundo os técnicos da SPTrans. O percurso a pé inclui a saída da estação à direita até a Praça Automóvel Club Paulista, virar à esquerda na avenida Feliciano Correia  e caminhar até o portão.

Usuários com entrada por outros portões devem seguir à esquerda pela avenida Jacinto Júlio.

Monitoramento do trânsito

A CET montou uma base fixa para cuidar do trânsito de toda a cidade, a partir de Interlagos. A central está localizada na praça Enzo Ferrari. Além disso outras seis bases operacionais e oito postos avançados dividirão a tarefa de cuidar do fluxo de carros e inversão manual de mão das avenidas e ruas para levar e retirar os torcedores do autódromo.

Além de cuidarem de semáforos manualmente para acelerar o fluxo dos carros, motos e ônibus, os 1.200 agentes vão instalar 900 placas, faixas e banners de sinalização . O trabalho usará 1.550 cavaletes, 750 cones, 160 rolos de fita especial. 1.350 metros de telas plásticas

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