Topo

Fórmula 1

Button abre leilão de R$ 46 mil para campanha contra motoristas alcoolizados ao volante

Réplica de capacete oficial autografado por Button custou R$ 10,5  mil - Marina Malheiros
Réplica de capacete oficial autografado por Button custou R$ 10,5 mil Imagem: Marina Malheiros

Roberto Pereira de Souza

Em São Paulo

25/11/2011 19h27

Em semana de F-1 em Interlagos, São Paulo viu o marketing das empresas acelerar forte nas curvas, buscando passagem no menor espaço na agenda dos eventos. A marca que vende o conceito “Keep walking Johnnie”  (continue andando, Johnnie) continua querendo mandar todo mundo que bebe na rua de volta para casa de táxi, pelo movimento “piloto da vez”. Um bom garoto-propaganda reforçou a dose dupla da exibição da marca: foi o campeão Jenson Button, da McLaren, equipe patrocinada pela fabricante de bebidas destiladas e licores.

A ideia funciona há cinco anos em vários países. A fabricante de bebidas organiza um leilão e o dinheiro é doado a uma companhia de táxi, que vai atender os baladeiros de um ou mais drinques.

O maior trunfo foi leiloar réplicas de capacete, volante, luvas e uma miniatura do carro McLaren, em um bar do hotel Hilton. Ao final, um gordo cheque de R$ 46 mil foi doado a uma cooperativa de táxi, que atenderá os clientes necessitados em corridas gratuitas de até 10 quilômetros de distância, aos sábados e domingos (das 21h30 às 5h da manhã).

Conhecido por seu estilo descontraído, o piloto da McLaren Chegou às 19h30 para elogiar o conceito “se beber, não dirija” e “o movimento piloto da vez”:

“É uma campanha justa para uma boa causa e eu me sinto honrado e privilegiado por fazer parte desse trabalho”, disse o piloto da McLaren, campeão mundial em 2009 e atual vice da temporada, atrás do alemão voador, Sebastian Vettel.

A fala de Button seguiu o script do evento promovido pela fábrica de uísque e vodka: “A campanha “piloto da vez” é um sucesso. Nós já doamos mais de 120 mil quilômetros em corridas de táxi, em São Paulo. Qualquer cidadão que precisar, pode ligar entre  21h30 e 5h da manhã”, explicou Tânia Cesar, diretora de marketing da Diageo,  empresa que produz o uísque Johnny Walker e uma das patrocinadoras da Vodafone McLaren.

 O “piloto da vez” pode ser pedido à Central Comum rádio Táxi pelo telefone 11 3035 0404.

“Basta ligar e usar o nome “piloto da vez” como senha, explicou a diretora de marketing da empresa. “Trabalhamos com bebidas mas devemos enfatizar que álcool não combina com motorista ao volante. Bebeu, peça uma “piloto da vez” que está sóbrio e vai te levar para casa com segurança”, finalizou Tania Cesar.

O leilão

O leiloeiro Luiz Arena foi um dos mais supresos da noite, no pequeno palco montado no bar Canvas. “Já fiz leilões de peças de arte, esculturas e para diferentes causas sociais. Com esse objetivo de diminuir acidentes por uso de álcool é a primeira vez e estou muito feliz”, disse o homem que iria oferecer oito lotes de produtos  da grife McLaren.

A venda foi rápida e ninguém foi mais decisivo para a coleta de R$ 46 mil que o empresário Luis Pucci, dono de casa noturna em Campos do Jordão e  em Bertioga. Ele arrematou  quatro dos oito lotes oferecidos.

“Eu pensei na causa, sim. Sou patrocinado por essa marca também em meus restaurantes. Mas o que mais me motivou a arrematar foi a chance única, talvez, de ter um par de luvas da F-1, um capacete (réplica daquele usado por Lewis Hamilton), a  miniatura de um F-1 e um volante”, explicou Pucci.

No total, Pucci gastou R$ 28 mil. A fatura ficou assim: capacete vendido por R$ 6.500; luvas, por R$ 3.000; miniatura do carro, R$ 8.500 e o volante por R$ 10.000.

O capacete autografado por Jenson Button foi arrematado por R$ 10.500. O felizardo comprador também é dono de casa noturna e veloz piloto de kart: “Já experimentei o capacete e vou estrear no próximo domingo em uma prova de kart”, disse Jefferson Muccio. “Estou feliz duplamente. Pela causa do piloto da vez e porque sou mesmo um aficcionado por F-1”, revelou Muccio.

Fórmula 1