Topo

Fórmula 1

Com apoio de petrolífera, Grosjean leva melhor contra Senna e garante vaga na Lotus

O francês Romain Grosjean correrá ao lado de Kimi Räikkönen na Lotus em 2012 - Clive Mason/Getty Images
O francês Romain Grosjean correrá ao lado de Kimi Räikkönen na Lotus em 2012 Imagem: Clive Mason/Getty Images

Do UOL Esporte

Em São Paulo

09/12/2011 07h32

Campeão da GP2, o francês Romain Grosjean foi confirmado nesta sexta-feira como piloto titular da Lotus para a próxima a temporada. O  jovem de 25 anos será companheiro do ex-campeão mundial Kimi Räikkönen, que acertou sua volta para Fórmula 1 em 2012.


A vaga que será ocupada por Grosjean, era disputado por outros pilotos, entre eles o brasileiro Bruno Senna, que terminou a temporada como titular da escuderia, após iniciar o ano como pilotos de testes. Porém, o francês contou com o apoio da petrolífera Total, o que o ajudou a garantir o assento da Lotus.

“Eu estou muito feliz de ser um dos pilotos da equipe para 2012. Há um grande sorriso no meu rosto e sinto que sou privilegiado por ter essa oportunidade”, comemorou o piloto francês em comunicado divulgado no site oficial da Lotus.

Grosjean aproveitou para elogiar o futuro companheiro de equipe. “Estar correndo ao lado de um ex-campeão mundial e de alguém que está com fome de voltar para a Fórmula 1 será uma grande experiência e tenho certeza que vai ajudar elevar meu nível de desempenho”, revelou.

O piloto francês ocupava a vaga de piloto de testes da Lotus e já chegou a disputar sete corridas na Fórmula 1 em 2009. Sua melhor colocação foi um 13º lugar na época em que a equipe ainda se chamava Renault.

SAUBER ANUNCIA SAÍDA DA FOTA

A Sauber seguiu a decisão já tomada por Ferrari e Red Bull, que deixaram a Fota (Associação dos times da Fórmula 1), por não concordarem com o acordo de restrição de gastos.

“Eu não vou decepcionar”, garantiu Grosjean, que afirmou estar muito mais maduro e preparado para a voltar à F-1 após uma temporada de sucesso na GP2.

A maturidade de Grosjean também foi destacada por Eric Boullier, diretor da escuderia. “Romain demonstrou muita maturidade nos últimos 12 meses tanto pelo título da GP2 como pelo seu desenvolvimento como terceiro piloto com a gente. Ficamos impressionados quando ele dirigiu para nós nas sessões do primeiro treino em Abu Dhabi e no Brasil”, elogiou.

Boullier aproveitou para agradecer a dupla de pilotos da Lotus em 2011: Vitaly Petrov e Bruno Senna. “Gostaria de agradecer a Vitaly Petrov e Bruno Senna pela sua contribuição para a o desempenho da equipe neste ano e desejo-lhes tudo de melhor para o futuro”, afirmou.

Fórmula 1