Topo

Fórmula 1

Kubica passa por nova cirurgia e aumenta chances de Massa permanecer na Ferrari

Kubica é piloto da equipe Lotus Renault - AFP
Kubica é piloto da equipe Lotus Renault Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

15/01/2012 10h32

Um novo acidente deve atrapalhar a recuperação do piloto polonês Robert Kubica e dar sobrevida a Felipe Massa na Ferrari. Cotado para assumir a vaga do brasileiro na escuderia italiana em 2013, Kubica quebrou a perna direita depois de escorregar no gelo acumulado ao lado de uma estrada, na Itália.

Há quase um ano, Kubica recupera-se de um acidente sofrido em uma prova de rali, também na Itália. Ele perdeu o controle de seu carro e colidiu contra a proteção lateral da pista. Kubica sofreu traumatismos múltiplos em seu braço direito e chegou-se a pensar na amputação de sua mão, o que foi descartado.

À época, ele também lesionou a perna direita. Agora, devido à fratura, Kubica teve de passar por uma cirurgia. Ele foi operado na cidade italiana de Mantua.

Daniele Morelli é empresário de Kubica e foi o primeiro a comentar o estado de saúde do piloto. “Ele só precisa descansar um pouco”, disse Morelli, minimizando a gravidade da lesão.

Durante a pré-temporada da Ferrari, o espanhol Fernando Alonso chegou a afirmar que Kubica é um dos melhores pilotos da atualidade. Disse ainda que o polonês era um dos favoritos a assumir a vaga de Massa caso ele deixe a equipe.  "Robert é o melhor piloto à nossa volta e ele vai provar isso quando voltar às corridas", disse Alonso.

Massa tem contrato com a equipe italiana até o final de 2012. O piloto brasileiro sabe que sua renovação com a escuderia depende de seus resultados nas corridas deste ano e disse que espera começar bem a temporada para permanecer na Ferrari.

“Sei que, em alguns aspectos, a primeira parte da temporada será mais importante do que a segunda”, disse Massa. “Quando chegarmos à metade da temporada, vamos falar sobre o meu futuro e ver quais são as chances de continuar trabalhando na Ferrari.”

Fórmula 1