Topo

Fórmula 1

Comentarista na TV, Damon Hill defende retorno da F-1 ao Bahrein

Hill mudou de ideia quanto ao GP do Bahrein - AP
Hill mudou de ideia quanto ao GP do Bahrein Imagem: AP

Das agências internacionais, em Londres

18/01/2012 09h47

 

O ex-piloto inglês Damon Hill, campeão mundial de Fórmula 1 em 1996, será comentarista de automobilismo da TV Sky britânica nesta temporada. Em uma de suas primeiras análises, ele defendeu o retorno do GP do Bahrein, apesar da tensão política que ainda vive o país.

No ano passado, Hill foi um forte opositor à realização da corrida no Bahrein, mas mudou de ideia depois de visitar o país junto com o presidente da FIA, Jean Todt. Segundo o ex-piloto, a situação atual já permite a realização da prova marcada para o dia 22 de abril.

“Não gosto de ver as pessoas sendo baleadas e brutalizadas. Fiquei frustrado no ano passado porque a Fórmula 1 não levantou a voz contra o que estava acontecendo. Mas muita coisa mudou desde então. Está claro que a situação no Bahrein está melhor esclarecida e não acho que alguém iria querer voltar para lá só por causa de uma corrida se ainda houvesse sofrimento”, avaliou Hill.

“Ouvi muitas pessoas lá, incluindo testemunhas. Acredito que eles estão mudando para melhor. Não há dúvidas de que há problemas, mas qualquer país tem problemas: nós tivemos revoltas na Grã-Bretanha não faz muito tempo. Agora, a Fórmula 1 pode ir ao Bahrein com a consciência limpa e não como uma ferramenta para disfarçar a realidade”, completou.

Na semana passada, a administração do circuito bareinita de Sakhir anunciou a readmissão dos funcionários demitidos no ano passado. Chefe da Fórmula 1, Bernie Ecclestone já afirmou seu desejo de realizar a prova em 2012. Mas grupos locais ainda pedem às equipes que boicotem o GP, que é o maior evento esportivo do Bahrein.

Nurburgring em 2013

Mesmo depois de cortar cerca de 100 empregos, o circuito alemão de Nurburgring iniciou as negociações com Bernie Ecclestone para voltar ao calendário em 2013. A tradicional pista foi palco do GP da Alemanha no ano passado, mas nesta temporada cumpriu o revezamento com Hockenheim, que será sede da prova alemã em julho. 

Fórmula 1