Topo

Fórmula 1

Bicampeão Vettel espera desapontar chefão "secador" Bernie Ecclestone

Piloto Sebastian Vettel é o atual bicampeão da F-1 - Paul Gilham/Getty Images
Piloto Sebastian Vettel é o atual bicampeão da F-1 Imagem: Paul Gilham/Getty Images

Das agências internacionais, Milton Keynes, Inglaterra

06/02/2012 14h37

Na apresentação do carro da Red Bull nesta segunda-feira, o alemão Sebastian Vettel mostrou bom humor e disse que espera desapontar o chefão da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, nesta temporada. Ecclestone expressou recentemente o desejo de que o piloto de 24 anos não domine a temporada como ele fez em 2011, de olho no interesse pela competição e na audiência televisiva.

"Espero que ele esteja errado, obviamente", disse Vettel, que no ano passado venceu seu segundo título com quatro corridas de antecedência e terminou o ano com 11 vitórias em 19 corridas, em comunicado oficial divulgado antes do início dos testes. 

"No começo da temporada do ano passado, não esperávamos que fosse ocorrer o que o ocorreu, então creio que seja a mesma coisa de novo. Seria errado entrar nesta temporada esperando que 2011 se repita, que iremos para liderança muito cedo e com uma grande vantagem diante dos outros competidores. Então, espero que será muito apertado este ano e que qualquer outra coisa seria uma surpresa, para ser honesto."

O carro mostrado em um clipe curto no site da equipe (www.redbullracing.com) teve um novo design de bico assim como todas as outras equipes, com exceção da McLaren, em resposta a nova regulamentanção da aerodinâmica. "Vamos manter mais ou menos o mesmo formato de chassi, mas tivemos que baixar o nariz para frente do anteparo, o que, da mesma forma que outras equipes, nos deixou... com o nariz um pouquinho mais feio", disse o designer Adrian Newey.

O diretor da equipe, Christian Horner, disse que será difícil para Vettel superar a perfomance do ano passado, quando esteve ausente do pódio apenas em duas corridas, mas que não descarta. "Como piloto, ele continua evolunido e ficando mais forte. Vimos isso em 2011 e acho que apenas vamos continuar vendo isso em 2012", adverte.

Horner diz sentir que o australiano Mark Webber, que venceu apenas uma corrida na temporada passada, após ter disputado o título no ano anterior, também será um desafiante este ano. "Creio que a melhor coisa para Mark foi terminar o ano de maneira forte, vencer aquela última corrida e fechar a temporada tendo vencido o GP brasileiro. Creio que ele teve uma meia-temporada forte, ele recarregou as baterias, treinou forte e está voltando mais magro e preparado que nunca. Ele é um forte candidato."

Fórmula 1