Topo

Fórmula 1

Piloto alemão Sebastian Vettel é um Fangio dos tempos modernos, afirma ex-piloto Stirling Moss

Stirling Moss (centro) posa entre a cantora Kylie Minogue (d.) e sua irmã Danni - Oliver Multhaup/AP
Stirling Moss (centro) posa entre a cantora Kylie Minogue (d.) e sua irmã Danni Imagem: Oliver Multhaup/AP

Do UOL, em São Paulo

17/02/2012 17h26

O ex-piloto inglês Stirling Moss disse nesta sexta-feira que o bicampeão mundial de F-1, o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, lembra o argentino Juan Manuel Fangio. Em conversa com repórteres da revista Motor Sport, Moss, tido como o maior piloto da categoria a nunca vencer um título, justamente pelo brilhantismo de Fangio nos anos 50, dispensou  elogios para o piloto da Alemanha de 24 anos.

“Vettel é um Fangio moderno, de verdade, na F-1. Não vejo outro com sua habilidade natural, como ele é tão bom, como ele pode ser tão bom”, disse o britânico de 82 anos, com sua bengala ao lado. “Acho Vettel realmente espetacular. Ele tem o melhor carro, mas é justo porque normalmente o melhor piloto tem o melhor carro”, completou.

Sobre Fangio, Moss disse que ele ganhou tudo que quis, mas deu a entender que ele não fosse muito simpático. “Onde temos sorte é que Vettel tem um grande senso de humor. Ele é um campeão mundial danado de bom. Acho que outros não se esforçariam tanto ao chegar nesta posição, mas ele o faz”, comparou.

 Moss correu na F-1 quatro temporadas ao lado de Fangio, vencedor de cinco títulos e lembrado por muitos como o maior piloto de todos os tempos, e foi companheiro de equipe do inglês na  Mercedes em 1955.

Vettel dominou a última temporada, sagrando-se campeão pela segunda vez consecutiva, com 11 vitórias em 19 corridas. O duo britânico da McLaren Jenson Button e Lewis Hamilton, ambos campeões, estarão entre os principais rivais do alemão quando a nova temporada começar no dia 19 de março.

“O Vettel é espetacular. Eles (os pilotos da McLaren estão quase lá, mas não tão longe quanto ele. Lewis faz umas coisas engraçadas, então não dá para confiar muito”, ele disse. “Eu colocaria meu dinheiro em  Jenson. Sim, eu iria. Lewis é demais, ele é excepcionalmente rápido, mas Jenson pensa sobre certas coisas melhor que Lewis”, disse Moss, que sempre foi um corredor que viveu a vida ao máximo.

“Por exemplo, quando está chovendo e você tem de decidir se para ou não para trocar pneus. Para este tipo de coisa ele tem um entendimento melhor e a experiência conta muito disto.”

Em um ano de carros “feios”, Moss disse que a Ferrari era “hedionda” e disse esperar que o carro ganhe uma cirurgia facial durante a temporada. “Você acha que um carro feio ganhará alguma coisa?”,  ele perguntou. “Existe um ditado que diz que se algo parece certo provavelmente ele é. Isto que me preocupa na Ferrari, porque ela não parece muito bem, mas talvez seja particularmente efetiva.”

Fórmula 1