Topo

Fórmula 1

Button se assusta com caso Muamba, mas não vê risco para pilotos

Button tenta minimizar riscos mantendo a boa forma como triatleta nas horas vagas - Brainpix
Button tenta minimizar riscos mantendo a boa forma como triatleta nas horas vagas Imagem: Brainpix

Do UOL, em São Paulo

29/03/2012 12h15

O ataque cardíaco sofrido pelo jogador Fabrice Muamba durante um jogo da Copa da Inglaterra no início do mês repercutiu também na Fórmula 1. O inglês Jenson Button, McLaren, admitiu que ficou comovido com o caso, mas minimizou os riscos para os pilotos.

“Foi bem assustados, e é algo que já aconteceu algumas vezes com jogadores de futebol. Não sei qual é o motivo disso, mas obviamente trata-se de um esporte muito físico, e eles se esforçam até o limite, então creio que essa é uma possível razão”, disse Button ao site F1 Pulse.

Triatleta nas horas vagas, o inglês afirmou que não teme pela saúde dos pilotos, pois trata-se de outro tipo de esforço: “É claro que nós pilotamos durante um longo período de tempo, mas é uma questão de resistência. Para eles, há muita explosão, muitos picos de batimento cardíaco, é muito diferente do que fazemos”.

“Todos nós passamos por exames médicos para conseguir nossas licenças, e esta é a única coisa que somos obrigados a fazer. Sim, muitos de nós fazemos muitos exercícios, mantemos a boa forma porque nosso esporte também é bastante físico. Mas isso é tudo”, completou Button.

Muamba está internado há 11 dias desde que sofreu um mal súbito em campo e teve que ser reanimado ainda no gramado. Uma semana depois, outro caso parecido abalou o esporte. Na Itália, o vice-campeão olímpico Vigor Bovolenta colapsou durante um jogo de vôlei e acabou morrendo. 

Fórmula 1