Topo

Fórmula 1

Maldonado oferece 1ª pole da carreira como presente de aniversário para Frank Williams

"Este é o melhor presente possível para Frank Williams", disse o piloto após herdar pole - Getty Images
"Este é o melhor presente possível para Frank Williams", disse o piloto após herdar pole Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

12/05/2012 16h24

O venezuelano Pastor Maldonado herdou a pole position do GP da Espanha neste sábado após punição sobre o inglês Lewis Hamilton. O piloto da Willians ofereceu o primeiro lugar ao “chefe” Frank Williams, que nos últimos dias comemorou seu 70º aniversário. Já a McLaren aceitou a punição imposta pelos comissários sem contestação.

Antes do início dos treinos, os membros da escuderia fizeram uma pequena celebração pelos 70 anos do chefe da equipe, fato lembrado pelo piloto após ser “promovido” ao primeiro lugar do grid. “É um grande momento para o time e para mim. E é o melhor presente possível para Frank Williams", disse Maldonado.

Esta foi a primeira pole da equipe em quase dois anos, quando saiu em primeiro lugar no GP do Brasil, em 2010. “Eu espero ter uma excelente corrida amanhã. Farei meu melhor, vamos ver. Precisamos estar preparados para todas as situações na prova”, disse o venezuelano, que espera ter uma audiência recorde da Fórmula 1  em seu país no domingo.

Aos 27 anos de idade, Maldonado já é o maior piloto de Fórmula 1 de seu país, superando seu conterrâneo Johnny Cecotto, que competiu entre 1983 e 1984. Até este fim de semana, a melhor colocação do venezuelano no grid havia sido um sétimo lugar alcançado em Silverstone, em 2011. "A Williams melhorou nas provas em relação a 2011, mas falhamos nas classificações. Agora também respondemos nos sábados", afirmou o companheiro de Bruno Senna.

Lewis Hamilton, por outro lado, largará na última posição do grid por conta da punição imposta pelos comissários, fato que foi aceito pela McLaren. “Aceitamos que os comissários não estejam de acordo com nosso argumento de que o carro não pode chegar aos boxes por força maior. Nosso objetivo agora é maximizar os pontos que podemos fazer amanhã.

Fórmula 1