Topo

Fórmula 1

GP da Europa de 2012 deve marcar a despedida de Valência; França se interessa pela prova

Sebastian Vettel venceu o GP da Europa de 2011; prova deve deixar a Espanha - Alberto Saiz/AP
Sebastian Vettel venceu o GP da Europa de 2011; prova deve deixar a Espanha Imagem: Alberto Saiz/AP

Do UOL, em São Paulo

21/06/2012 14h00

O Grande Prêmio da Europa deste fim de semana deverá marcar a despedida da prova da cidade de Valência. Por conta da situação econômica instável por que passa a Espanha, autoridades do país estão convencidas a receber somente uma corrida de Fórmula 1 a partir de 2013 – vale lembrar que Barcelona também foi sede da categoria nesta temporada.

PROGRAMAÇÃO PARA O GP DA EUROPA

1º treino livre: sexta, 22/06, às 5h
2º treino livre: sexta, 22/06, às 9h
Terceiro treino livre: sábado, 23/06, às 6h
Treino classificatório: sábado, 23/06, às 9h
Corrida: domingo, 24/06, às 9h

De acordo com reportagem do jornal espanhol Marca, Valência e Barcelona deverão revezar-se como sede do GP da Espanha a partir do ano que vem, com a cidade catalã recebendo a corrida em anos pares. O acordo abriria espaço para que outro país sediasse o GP da Europa.

Diretor do circuito de rua de Valência, Gonzalo Gobert aprovou a ideia da alternância. De acordo com o dirigente, que se queixa das taxas abusivas cobradas pela Fórmula 1, esta é a única solução para a Espanha continuar tendo duas sedes.

“Os números não são bons, mas acredito que ninguém faz um GP de F-1 para ganhar dinheiro; se alguém o torna rentável, deveria ganhar o prêmio Nobel de economia. Temos de ter um equilíbrio e estamos reduzindo o orçamento onde podemos”, afirmou Gobert.

“A chave é a alternância de sedes. No atual momento, as provas da F-1 na Espanha em maio e junho se coincidem e isso não faz sentido. O revezamento pode funcionar perfeitamente porque o país não pode parar e a F-1 é um grande instrumento de promoção, mas precisamos racionalizá-lo”, completou.

FÁBIO SEIXAS: GRANDE PRÊMIO DA EUROPA DEVE SER DECIDIDO NO SÁBADO

A procura por ingressos para o GP da Europa parece dar razão a Gobert. De acordo com levantamento feito pelo jornal espanhol El País, restavam 7 mil ingressos a venda a dez dias da prova. Das entradas comercializadas, 64% foram adquiridas por fãs de fora da Espanha.

Por conta da movimentação, o turismo é apontado como ponto positivo para os que defendem a realização de duas provas no país.

“O GP é uma oportunidade porque valoriza a Espanha em um momento particularmente complicado no país. A prova possibilita uma permanente exposição da comunidade valenciana e ajuda a sustentar o crescimento de um setor estratégico, que é o turismo”, afirmou Lola Johnson, ministra da cultura, do esporte e do turismo de Valência.

FRANÇA DEMONSTRA INTERESSE EM RETORNAR AO CALENDÁRIO

  • Charles Platiau/Reuters

    A saída de Valência do Grande Prêmio da Europa pode abrir espaço para o retorno da França para o calendário da Fórmula 1. De acordo com a rádio francesa RMC Sport, o governo local já trabalha com a possibilidade, e conta com o bom desempenho do piloto Romain Grosjean (foto) para ajudar a categoria a retomar sua popularidade no país.

    “Quando você vê o que ele está fazendo dentro das pistas e a popularidade das corridas, você tem de admitir que gostaria de ter de volta um Grande Prêmio de Fórmula 1 no país”, afirmou Valerie Fourneyron, ministra dos esportes da França.

VEJA VÍDEO COM UMA VOLTA VIRTUAL NO CIRCUITO DE VALÊNCIA

Fórmula 1