Topo

Fórmula 1

Brasileiros e veteranos lideram pilotos que podem engrossar lista de vencedores da F-1

Michael Schumacher e Felipe Massa ainda não venceram nesta temporada - Lai Seng Sin/AP
Michael Schumacher e Felipe Massa ainda não venceram nesta temporada Imagem: Lai Seng Sin/AP

Do UOL, em São Paulo

22/06/2012 14h00

A temporada 2012 da Fórmula 1 já entrou para a história como a mais equilibrada de todos os tempos. Nas sete primeiras corridas do ano, foram sete vencedores diferentes, um recorde da categoria. Mesmo com a variedade de pilotos no lugar mais alto do pódio, esse número ainda pode ser maior.

A lista de pilotos que ainda buscam uma vitória é liderada pelos dois brasileiros do grid. Felipe Massa e Bruno Senna sequer foram ao pódio neste ano, mas se inspiram no desempenho de Fernando Alonso e Pastor Maldonado, seus respectivos companheiros de equipe, que já subiram no degrau mais alto em 2012.

Situação semelhante vive o heptacampeão mundial Michael Schumacher. Apesar de não ter conseguido apresentar um bom desempenho até aqui na temporada, o piloto alemão tem na Mercedes um carro capaz de cruzar a linha de chegada em primeiro. Foi o que fez seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, no GP da China.

Outro veterano também está na briga por sua primeira vitória no ano: o finlandês Kimi Raikkonen, que chegou a ir ao pódio antes de cair de produção ao longo do campeonato.

Jovens pilotos do grid também foram ao pódio e bateram na trave. Romain Grosjean, da Lotus, e Sergio Pérez, da Sauber, são outros que ainda podem estourar o champanhe antes do fim do ano.

Veja abaixo quem pode engrossar a lista de vencedores desta temporada.

FELIPE MASSA

  • Luca Bruno/AP

    Nesta temporada, Felipe Massa ainda não conseguiu fazer uma boa corrida. Seu melhor resultado em uma prova foi o sexto lugar alcançado no Grande Prêmio de Mônaco. No entanto, a Ferrari já venceu uma corrida – com Fernando Alonso, na Malásia – e ocupa a quarta colocação no Mundial de Construtores. O desempenho da escuderia faz com que o piloto brasileiro possa sonhar com uma vitória.

BRUNO SENNA

  • EFE/Andreu Dalmau

    A Williams foi uma das equipes médias que se beneficiou do equilíbrio da temporada 2012 para vencer. No Grande Prêmio da Espanha, o venezuelano Pastor Maldonado cruzou a linha de chegada na primeira colocação. O triunfo faz com que Bruno Senna sonhe em repetir o resultado de seu companheiro de equipe. No entanto, o piloto brasileiro obteve como melhor resultado no ano um sexto lugar.

MICHAEL SCHUMACHER

  • EFE/Andre Pichette

    Heptacampeão mundial, Michael Schumacher ainda não conseguiu repetir na Mercedes o desempenho que o consagrou na Ferrari. O piloto alemão abandonou cinco das sete corridas que fez até aqui na temporada e terminou as outras duas na décima colocação. No entanto, a Mercedes já conseguiu uma vitória – com Nico Rosberg, na China – o que faz com que o veterano se mantenha na lista de possíveis vencedores.

KIMI RAIKKONEN

  • STRINGER/REUTERS

    Na temporada em que retorna à Fórmula 1 após se aventurar no rali, Kimi Raikkonen passou perto de vencer duas vezes. O piloto finlandês terminou em segundo no Bahrein e em terceiro na Espanha e ajudou a colocar a Lotus na terceira colocação no Mundial de Construtores. Apesar da má fase – seus dois últimos resultados foram um nono e um oitavo lugares – Raikkonen ainda pode brigar por vitórias neste ano.

ROMAIN GROSJEAN

  • Charles Platiau/Reuters

    Visto com desconfiança após abandonar as duas primeiras provas da temporada, Romain Grosjean surpreendeu ao se redimir e conseguir dois pódios – terminou em terceiro no Bahrein e em segundo no Canadá, na última corrida desta temporada. O desempenho ajudou a colocar a Lotus na terceira colocação no Mundial de Construtores e deixa o piloto francês na relação de candidatos à vitória.

SERGIO PÉREZ

  • EFE/ VALDRIN XHEMAJ

    Uma das surpresas da temporada, Sergio Pérez, que corre pela Sauber, foi um dos pilotos que se deu melhor com o equilíbrio estabelecido no campeonato. O mexicano já conseguiu dois pódios – chegou em segundo no GP da Malásia e em terceiro no Canadá. Por conta do desempenho, o piloto, que pode voltar a brigar por vitórias se mantiver a boa fase, já começa a ser especulado como substituto de Felipe Massa na Ferrari.

Fórmula 1