Topo

Fórmula 1

Maldonado é punido, perde 20 segundos e Senna ganha 1 ponto no GP da Europa

Bruno Senna teve problemas na corrida, mas herdou um ponto de Maldonado - AFP PHOTO / JOSE JORDAN
Bruno Senna teve problemas na corrida, mas herdou um ponto de Maldonado Imagem: AFP PHOTO / JOSE JORDAN

Da EFE, em Valencia (Espanha)

24/06/2012 14h19

O venezuelano Pastor Maldonado foi punido pelos comissários e perdeu duas posições na classificação final no GP da Europa. Ele foi considerado responsável pelo acidente na penúltima volta com o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, perdeu 20 segundos e favoreceu seu companheiro de equipe, Bruno Senna, que chegou logo atrás, na 11ª colocação, e herdou o ponto.

Maldonado, assim, ficou com a 12º lugar e Daniel Ricciardo, da Toro Rosso, uma posição a frente.

Os comissário alegaram que o venezuelano agiu de maneira imprudente e perigosa e impediu que o inglês completasse a prova. Os dois lutavam pelo terceiro lugar, mas o choque fez os dois perderem tempo e ficarem longe do pódio. O terceiro lugar ficou com Michael Schumacher, da Mercedes.

“Ele tentou me colocar para fora da pista. Não deixou nenhum espaço para mim e contornou a curva lado a lado comigo. Saltei por cima da zebra e não pude evitar o acidente”, afirmou o venezuelano, que ainda criticou a postura de Hamilton.

“Não sei por que ele pilota assim. Ele estava sofrendo com os pneus. Estava completamente perdido e, naquele momento, meu ritmo estava muito bom. Ele tentou jogar de forma muito agressiva comigo".

Na corrida, Bruno Senna teve problemas ao se chocar com o japonês Kamui Kobayashi. Mesmo não concordando, o brasileiro também foi punido pelos comissários e precisou pagar um drive trough após ser considerado culpado pelo choque com o japonês.

"Achei esquisito, porque eu estava defendendo meu traçado. O Kobayashi estava atrás de mim e simplesmente me rodou. Se não dá para defender, então é mais fácil sair da pista e deixar todo mundo passar", ironizou Senna, antes de saber que tinha herdado o ponto do companheiro de equipe", disse Senna.

O GP da Europa foi vencido pelo espanhol Fernando Alonso. Depois de largar em 11º, ele fez uma corrida brilhante e após a primeira parada já era o 4º colocado. Beneficiado por um erro da McLaren, que prejudicou Lewis Hamilton, e também pelos abandonos de Roman Grosjean e Sebastian Vettel, o espanhol venceu pela segunda vez no ano, sendo o primeiro a conseguir este feito na temporada.

Antes do GP deste domingo, nas sete primeiras etapas, sete pilotos diferentes haviam ganhado. Além de Alonso, Jenson Button, Nico Rosberg, Sebastian Vettel, Pastor Maldonado, Mark Webber e Lewis Hamilton conquistaram o 1º lugar.

Fórmula 1