Topo

Fórmula 1

Maldonado aumenta lista de punições e largará 10 posições abaixo de sua classificação na Itália

Maldonado tem uma extensa lista de punições na temporada 2012 - Getty Images
Maldonado tem uma extensa lista de punições na temporada 2012 Imagem: Getty Images

Das Agências Internacionais

em SpaFrancorchamps (Bélgica)

02/09/2012 17h27

O venezuelano Pastor Maldonado foi punido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) com dez posições na sua próxima largada no GP da Itália, em Monza. A pena aconteceu por causa de uma largada queimada e uma colisão neste domingo, no GP da Bélgica, que teve Jenson Button como vencedor.

Cada erro neste domingo custou cinco posições a menos no próximo grid, marcado para o dia 09 de setembro.

Maldonado é o piloto que mais recebeu punições nesta temporada. Neste domingo, por exemplo, ele já havia largado com três posições abaixo de sua classificação por ter atrapalhado Nico Hulkenberg na classificação.

O venezuelano começou a temporada com um acidente na Austrália na última volta quando estava na sexta posição. Ele ainda foi punido no Bahrain por causa de uma troca de marcha não programada. Depois, ainda recebeu mais duas punições em Monaco. No Canadá, foi a vez dele ser punido por precisar trocar mais uma vez a caixa de marcha por causa de um acidente. Em Valência, o sul-americano foi punido por causa da batida em Hamilton e recebeu 20 segundos de punição.

Por fim, as duas últimas punições de Maldonado aconteceram por uma batida com Perez no GP da Inglaterra e por outra "barbeiragem" para cima de Paul Di Resta, na Hungria.

O venezuelano, no entanto, já teve seu momento de glória em 2012. Em maio, ele recolocou a Williams no primeiro lugar do pódio após oito anos ao vencer o GP da Espanha, do qual largou na pole.

O piloto está na Willians e atrapalhou, inclusive, a continuidade de Rubens Barrichello na escuderia, por causa de milhões de dólares que trouxe à equipe com o patrocínio da empresa de petróleo PDVSA.

Fórmula 1