Topo

Fórmula 1

Zebra do circuito da Índia é batizada de "Massa" após lambança de 2011

Felipe Massa passa por cima das zebras durante o GP da Índia de 2011 - Franck Robichon/EFE
Felipe Massa passa por cima das zebras durante o GP da Índia de 2011 Imagem: Franck Robichon/EFE

Do UOL, em São Paulo

18/10/2012 12h25

A próxima parada do circo da Fórmula 1 será na Índia, prova que estreou no ano passado em um fim de semana desastroso para Felipe Massa. O brasileiro comemorava a sua largada de número 150, mas não teve sorte na pista. Além de ter se enroscado com Lewis Hamilton, ele quebrou a suspensão dianteira duas vezes na mesma zebra.

O trecho fatídico para o brasileiro ficava na entrada da curva 8, em uma chicane que tinha uma pequena lombada junto à zebra, justamente o que causou as duas quebras do brasileiro: uma no treino de classificação e outra na corrida, causando o seu abandono.

Neste ano, os responsáveis pelo Circuito Internacional de Buddh atenderam às reclamações da Ferrari e modificaram o trecho entre as curvas 6 e 9, aumentando a largura da pista em 10 metros. Como resultado, a zebra situada no local foi batizada de “Massa”.

Um representante do circuito indiano explicou ao jornal Times of India que os problemas de Massa no trecho não tiveram nada a ver com a zebra, mas sim com uma pequena lombada que ficava rente a ela.

“Colocamos lombadas adicionais nas zebras para deter ainda mais os pilotos. No ano passado, a Ferrari questionou, mas a suspensão quebrada de Massa não teve nada a ver com a zebra”, explicou o porta-voz.

Mesmo assim, a zebra recebeu o nome de “Massa”, a exemplo de outros circuitos famosos que também têm trechos batizados, a exemplo do “S” do Senna, em Interlagos, ou do “Muro dos Campeões”, em Montréal.

Massa terá a oportunidade de testar a nova zebra batizada com seu nome no próximo dia 28 de outubro, quando o brasileiro fará a sua primeira corrida depois de ter renovado seu contrato com a Ferrari por mais um ano. 

Fórmula 1