Topo

Fórmula 1

Governo indiano critica Ferrari por manifestação em prol de marinheiros italianos presos no país

Carros da Ferrari estampam homenagem à Marinha italiana durante o GP da Índia - Divulgação/Ferrari
Carros da Ferrari estampam homenagem à Marinha italiana durante o GP da Índia Imagem: Divulgação/Ferrari

Das agências internacionais

Em Noida (Índia)

26/10/2012 10h17

O Governo indiano expressou nesta sexta-feira seu descontentamento por decisão da Ferrari de estampar a bandeira da Marinha italiana em seus carros durante Grande Prêmio realizado em Nova Déli. A medida foi um protesto da escuderia pela situação de dois marinheiros presos no país.

“Utilizar acontecimentos esportivos para promover causas não são da natureza esportiva e não está em sintonia com o espírito de nenhum esporte”, disse o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Índia, Syed Akbarudín.

Em comunicado emitido nesta semana, a Ferrari anunciou que, através da manifestação, “paga tributo a uma das entidades mais notáveis do país e ainda espera que autoridades italianas e indianas encontrem uma solução para a situação atual envolvendo dois membros da Marinha italiana”.

Os marinheiros italianos Salvatore Girone e Massimiliano Latorre estão presos na Índia desde maio por atirar em pescadores locais. Em sua defesa, os acusados alegam que confundiram as vítimas com piratas que costumam atacar barcos na região. Após várias negociações, os governos dos dois países não chegaram a um acordo sobre o caso.

O Governo italiano alega que militares gozam de imunidade neste tipo de situação e pede a jurisdição do incidente, que teria ocorrido em águas internacionais. A Índia defende que os acusados sejam julgados por tribunais do país e afirmam que as mortes ocorreram dentro de seu limite territorial.

Fórmula 1