Topo

Fórmula 1

Fora da Williams, Bruno Senna encara concorrência de Barrichello por vaga na F-1

Barrichello negocia com a Caterham, um dos possíveis destinos de Bruno Senna - Adriano Vizoni/Folhapress
Barrichello negocia com a Caterham, um dos possíveis destinos de Bruno Senna Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

28/11/2012 12h06

Descartado pela Williams para a próxima temporada, o brasileiro Bruno Senna terá que adiar suas férias em busca de uma equipe para permanecer na Fórmula 1. O piloto de 29 anos é cotado para assumir vaga na Force India ou Caterham, mas enfrenta a concorrência de um compatriota: o veterano Rubens Barrichello, que luta para voltar à categoria.

Com 40 anos, Barrichello aparece como um dos candidatos a vaga na Caterham. Segundo o Tazio, o brasileiro negocia com a equipe anglo-malaia para ser companheiro de Charles Pic no próximo ano. Como trunfo, tem a experiência de 326 GPs na F-1, recorde de participações na categoria.

“Não houve nada. Não existe conversa alguma. É tudo rumor. Na Fórmula 1, é comum procurar informação que às vezes não existe”, desconversou Rubinho, que ainda não anunciou sua programação para 2013.

BRUNO SENNA FORA DA WILLIAMS

  • Pastor Maldonado e Valtteri Bottas serão os pilotos titulares da Williams na temporada 2013, anunciou a equipe de Grove na manhã desta quarta-feira.

    Campeão da GP3 no ano passado, o finlandês já era altamente cotado para ocupar a vaga de Bruno Senna no ano que vem. Nesta temporada, participou de 15 treinos livres no lugar do brasileiro. Senna, por sua vez, fica provisoriamente sem vaga no grid de 2013.

Barrichello luta por um lugar na F-1 desde que correu pela última vez na categoria, em 2011. Sem espaço na última temporada, se juntou a Tony Kanaan e correu pela equipe KV na Fórmula Indy. O veterano ainda competiu na Stock Car, participando de duas provas como preparação para a Corrida do Milhão.

Já Senna aposta na regularidade apresentada na última temporada e na força financeira para convencer as equipes a lhe oferecerem uma vaga. O sobrinho de Ayrton Senna pontuou em metade das corridas de 2012 e ainda conta com um considerável aporte de seus patrocinadores.

Esta não é a primeira vez que os dois brasileiros concorrem a mesma vaga na Fórmula 1. Em 2012, a Williams optou por não renovar o contrato de Barrichello, que correra pela equipe no ano anterior, e apostou na contratação de Senna.

Mais cotada para contratar Senna, a Force India busca um substituto para Nico Hulkenberg, que deixou a escuderia para correr pela Sauber. A equipe ainda não confirmou seus pilotos para 2013, mas a tendência é Paul di Resta seja mantido, restando uma vaga em disputa.

A Caterham também aparece com uma vaga disponível no grid. O francês Charles Pic, ex-Marussia, é o único confirmado pela equipe até agora. Além de Senna e Barrichello, os atuais pilotos da escuderia Vitaly Petrov e Heikki Kovalainen também sonham com a cadeira restante.

Fórmula 1