Senna é o 4º melhor piloto da história segundo ranking italiano; Vettel é o 10º
Ayrton Senna é o quarto melhor piloto da história da Fórmula 1. Pelo menos é o que diz o ranking elaborado pela revista italiana de automobilismo Autosprint. Para a lista com dez nomes, a publicação considerou os pilotos que passaram pela Fórmula 1 desde 1950 até 2012, já que, segundo a revista, a "guerra começou no automobilismo moderno". O alemão Sebastian Vettel, atual campeão mundial, aparece na 10ª colocação.
A revista italiana analisou não só os resultados dos pilotos nas pistas, como também a importância que cada um teve para a sua época. Ao justificar os critérios de escolha, a publicação lamenta ter que deixar de lado o brasileiro Nelson Piquet e outros grandes pilotos como o australiano Jack Brabham e o canadense Gilles Villeneuve.
O primeiro colocado é o argentino Juan Manuel Fangio, que soma os números de 51 grandes prêmios, 24 vitórias, 29 pole positions, 23 recordes de volta, cinco títulos mundiais (1951,1954,1955,1956 e 1957) e dois vice-campeonatos (1950 e 1953) em oito temporadas que disputou. Na segunda colocação ficou o alemão Michael Schumacher, primeiro piloto a bater a marca de cinco títulos mundiais de Fangio.
Senna participou de 162 GPs em sua carreira, foi três vezes campeão mundial (1988, 1990 e 1991) e duas vezes vice-campeão, em 1989 e em 1993.
Confira a lista completa:
1º Juan Manuel Fangio
2º Michael Schumacher
3º Jackie Stewart
4º Ayrton Senna
5º Jim Clark
6º Alain Prost
7º Stirling Moss
8º Alberto Ascari
9º Niki Lauda
10º Sebastian Vettel
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.