Topo

Fórmula 1

Brasileiro Luiz Razia é oficializado como piloto da Marussia para a temporada 2013 da F-1

Luiz Razia foi oficializado como o novo piloto da Marussia para a temporada 2013 da F-1 - Divulgação / Force India
Luiz Razia foi oficializado como o novo piloto da Marussia para a temporada 2013 da F-1 Imagem: Divulgação / Force India

Do UOL, em São Paulo

06/02/2013 07h14

A Marussia anunciou oficialmente nesta quarta-feira a contratação do brasileiro Luiz Razia para a temporada 2013. A escuderia confirmou que o piloto de 23 anos será o companheiro do britânico Max Chilton.

O acerto entre Razia e Marussia já havia sido revelado na semana passada, mas o anúncio oficial por parte da escuderia ocorreu apenas agora. A expectativa é que o brasileiro teste o novo carro da equipe já nesta quarta-feira, durante treinos realizados em Jerez.

“As últimas duas temporadas na GP2 provaram que tenho o que é preciso e que estou pronto. Nesta temporada vou recompensar a confiança que a equipe tem em mim”, disse Razia.

A trajetória de Razia começou no kart, em 2004. Depois, passou pela Fórmula 3 Sul-Americana, onde foi campeão em 2006, e Fórmula Renault. Passou por um período competindo em categorias menores na Europa, até ser anunciado como piloto de testes de uma equipe de Fórmula 1, em 2009.

E foi justamente na Virgin, que mais tarde se tornaria Marussia. Razia passou a temporada de 2010 como terceiro piloto da recém-criada escuderia. Mal sabia ele que, três anos mais tarde, seria anunciado como piloto titular da equipe.

Em 2011, Razia foi piloto de testes da equipe Lotus, hoje Caterham. E o seu grande momento veio no ano passado, com o vice-campeonato da GP2, principal categoria de acesso à Fórmula 1. Ele venceu quatro provas e foi um dos destaques do campeonato.

Depois de fazer seu nome na GP2, Razia então passou a caçar vaga na Fórmula 1 para 2013. Testou com Toro Rosso e Force India, negociou também com a Caterham. Mas a situação só clareou depois da saída do alemão Timo Glock da Marussia.

Com o pedido de demissão de Glock, demorou apenas uma semana para que Razia finalmente chegasse ao seu maior objetivo: correr na Fórmula 1. A equipe ele já conhece, por ter trabalhado com a antiga Virgin em 2010. 

Fórmula 1