Topo

Fórmula 1

Piloto da Sauber precisa de "gambiarra" para entrar em novo carro da escuderia

Nico Hulkenberg não cabe no novo modelo de carro da Sauber - EFE/PATRICK B. KRAEMER
Nico Hulkenberg não cabe no novo modelo de carro da Sauber Imagem: EFE/PATRICK B. KRAEMER

Do UOL, em São Paulo

13/02/2013 13h11

O novo modelo de carro da Sauber para a temporada 2013, que foi lançado no começo deste mês, trouxe problemas para um dos pilotos da equipe, o alemão Nico Hulkenberg. Alto para os padrões da Fórmula 1, medindo 1,85 m, ele precisa de um "truque" para conseguir caber no cockpit do carro: Hulkenberg é obrigado a diminuir a sola de borracha de seu calçado para conseguir pilotar o modelo.

O problema foi percebido quando, ao entrar no cockpit pela primeira vez, os pés de Hulkenberg não cabiam na cabine assim que ele encostava nos pedais. Hulkenberg é maior que os últimos pilotos da equipe, Kamui Kobayashi e Sergio Pérez, e a equipe não se adaptou à mudança de pilotos.

Como os calçados utilizados pelos pilotos vão extremamente "grudados" à pele, foi necessário cortar uma parte da borracha para que ele conseguisse pilotar o carro. Enquanto a cabine possui 275 mm de altura, os pés de Hulkenberg alcançam 200 mm.

A Sauber avisou aos pilotos da equipe (o companheiro do alemão será o mexicano Estebán Gutierrez) que o carro não poderia sofrer mudanças, então ambos testaram posições durante o começo dos testes neste mês. O assento do carro, pelo menos, se molda ao corpo do piloto.

A parte do cokpit em que ficam as pernas é acolchoada, para que as pancadas sofridas pelo piloto durante as provas não prejudiquem seus membros, e existe uma regra na modalidade que exige que os modelos permitam que os pilotos consigam sair do carro em até 10 segundos, em caso de acidentes.

Fórmula 1