Topo

Fórmula 1

'Intruso' em disputa entre Red Bull e Ferrari, Raikkonen diz não haver mágica

Finlandês tem apresentado exímio controle no desgate dos pneus em 2013 - Alberto Estévez/EFE
Finlandês tem apresentado exímio controle no desgate dos pneus em 2013 Imagem: Alberto Estévez/EFE

Do UOL, em São Paulo

21/05/2013 08h11

Kimi Raikkonen tem se tornado uma atração à parte na temporada 2013. Mesmo tendo um carro inferior aos demais concorrentes, uma Lotus, o finlandês apresenta grande rendimento, estando atrás apenas de Sebastian Vettel na classificação geral. O diferencial de Kimi tem sido o controle no desgaste dos pneus Pirelli.

No GP da Espanha, por exemplo, o campeão de 2007 terminou com uma parada a menos que os adversários (3 a 4), usando pneus moles.

Indagado se está surpreso com a boa performance no ano, Raikkonen cita o longo período de treinamento e entrosamento com os profissionais da equipe Lotus.

"Eu não vejo por que deveríamos estar surpresos, eu não acho que haja qualquer magia por trás disso", disse Raikkonen ao site Autosport. "Eu conheço a equipe e eles me conhecem, temos mais experiência. Temos sido bastante consistentes e muito rápido este ano", declarou.

Vencedor na estreia da temporada, na Austrália, Raikkonen só não esteve no pódio em um GP, quando terminou em sétimo. Vettel tem 89 pontos, seguido de Raikkonen com 84. Fernando Alonso, da Ferrari, aparece em terceiro, com 72 pontos.

Calculista e especialista no controle do desgaste dos pneus durante a prova, o finlandês, porém, não se sai bem nos treinos livres. 

A diferença de performance em treinos e corridas gera especulações sobre o trabalho executado pela Lotus no jogo de pneus. Raikkonen frisa que os pneus são os mesmos para as equipes, acrescentando que o importante é ser consistente na pista.

"Se você não for rápido, você não vai estar no pódio. Primeiro você tem que ser forte o suficiente para colocar-se lá".

Fórmula 1