Topo

Fórmula 1

Pilotos da F-1 lamentam morte de fiscal de pista no Canadá

Fiscal foi atropelado durante retirada da Sauber de Esteban Gutiérrez durante a corrida - AP Photo/Tom Boland
Fiscal foi atropelado durante retirada da Sauber de Esteban Gutiérrez durante a corrida Imagem: AP Photo/Tom Boland

Das agências internacionais

Em Montréal (Canadá)

10/06/2013 07h36

Vários pilotos de Fórmula 1 prestaram homenagens ao fiscal de pista que morreu após ser atropelado por um caminhão de serviço durante o GP do Canadá, neste domingo. As manifestações de solidariedade foram feitas pela internet.

Sebastian Vettel, vencedor da corrida disputada em Montréal, lamentou o episódio. ?O trabalho dos fiscais quase nunca é notado, mas é vital para nosso esporte. Sem o compromisso, tempo e dedicação deles, não haveria esportes a motor. Fiquei muito triste ao saber da notícia e meus pensamentos estão com a família e amigos dele?, escreveu o piloto da Red Bull em seu site oficial.

O fiscal de pista, cujo nome não foi divulgado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), foi atropelado enquanto ajudava a retirar a Sauber de Esteban Gutiérrez. De acordo com comunicado divulgado pela entidade, o comissário deixou o rádio cair e, ao tentar pegá-lo, foi atingido pelo guindaste usado na operação.

Levado a um hospital da região, o fiscal não resistiu aos ferimentos e morreu algumas horas depois. Gutiérrez manifestou seu pesar com a morte do fiscal. ?Minhas mais sinceras condolências à família do comissário que perdeu a vida. Nossas orações a ele e a seus familiares. Descanse em paz?, escreveu o piloto mexicano em seu perfil oficial no Twitter.

Vencedor do GP do Canadá em 2011, Jenson Button também deixou suas condolências. ?Fiquei chocado e entristecido pela notícia que um fiscal responsável por nossa segurança perdeu sua vida durante a corrida. Descanse em paz, meu amigo?, lamentou o piloto da McLaren.

Fernando Alonso, segundo colocado na prova deste domingo, não se sentiu à vontade para celebrar o resultado da prova. ?Não há qualquer coisa para comemorar. Notícias terríveis chegam com a morte de um fiscal nesta corrida. Estou muito triste. Descanse em paz?, escreveu o piloto da Ferrari.

A tragédia reacende uma antiga discussão sobre o uso de guindastes para a remoção de carros acidentados ou que abandonaram a corrida. O ex-piloto Martin Brundle, que atualmente trabalha como comentarista da Sky britânica, defende que os carros sejam retirados das áreas de escape apenas no fim das provas, exatamente para evitar procedimentos apressados e com maiores riscos a fiscais e pilotos.

Fórmula 1