Topo

Fórmula 1

Pirelli culpa equipes e pilotos por problemas com pneus na Inglaterra

Das agências internacionais*

Em Madri (Espanha)

02/07/2013 15h19

Após a polêmica no GP da Inglaterra, a Pirelli, marca fornecedora dos pneus da Fórmula 1, anunciou que os problemas ocorreram por erros das equipes e dos pilotos.  Segundo a empresa, uma das causas dos incidentes foi a montagem invertida dos pneus traseiros dos carros. Mesmo assim, a Pirelli anunciou que os pneus serão reforçados para o GP da Alemanha, que acontece neste final de semana, e que todos os carros terão pneus traseiros mais fortes.

Em comunicado oficial, a Pirelli afirmou que as equipes erraram na montagem dos pneus e colocaram o direito localizado na esquerda e vice-versa. Outras justificativas foram as pressões excessivamente baixas dos pneus, um ângulo incorreto de cambagem (o ângulo da roda em relação ao solo) e a agressividade nas zebras de curvas rápidas no autódromo de Silverstone.

A Pirelli informou que pediu para a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) um maior controle no acerto das pressões internas dos pneus, além de uma fiscalização para que as equipes não invertam a ordem dos pneus. 

Felipe Massa, Lewis Hamilton, Sergio Perez e Jean-Eric Vergne sofreram com o estouro de um dos pneus traseiros no último domingo. Após reclamações de pilotos e equipes, a fornecedora italiana informou que os pneus ganharão cintos internos feitos de uma fibra reforçada. Os novos compostos, que haviam sido criados para serem testados no GP do Canadá, coisa que não aconteceu.

A partir do GP da Hungria, que será realizado no dia 28 de julho, serão usados novos pneus, montados com estrutura combinada dos pneus de 2012 e 2013. Esta novidade será testada em Silverstone, na metade deste mês.

Após a repercussão do comunicado explicando o porquê dos problemas com os carros, porém, o diretor da Pirelli, Paul Hembery divulgou nota agradecendo o apoio das equipes e dos pilotos da F-1. Na mensagem, Hembery diz que a empresa não pretende "criar argumentos ou qualquer ataque pessoal" e que assume as responsabilidades. "Assumimos nossas responsabilidades. Porém, por não termos o controle total sobre todos os elementos que impactam sobre o uso dos pneus, precisamos da contribuição de todos. Com relação a isso, estamos recebendo o apoio total de todas as partes envolvidas, pelo qual somos muito gratos?, declarou.

FABIO SEIXAS: F-1 PRECISA DE SOLUÇÃO URGENTE PARA GP DO DOMINGO

* Atualizada às 17h25

Fórmula 1