Topo

Fórmula 1

Massa defende tática de não brigar pela pole: "Era o caminho certo"

Felipe Massa foi o mais rápido das duas primeiras partes do treino classificatório deste sábado - AP Photo/Martin Meissner
Felipe Massa foi o mais rápido das duas primeiras partes do treino classificatório deste sábado Imagem: AP Photo/Martin Meissner

Do UOL, em São Paulo

06/07/2013 13h39

O brasileiro Felipe Massa defendeu a estratégia adotada pela Ferrari, que optou por desistir da briga pela pole position no treino classificatório já pensando na melhor tática para o Grande Prêmio da Alemanha.

“É difícil pensar que poderíamos conseguir melhores lugares se começássemos com pneus médios, mas ontem vimos que os macios começam a desgastar apenas após algumas voltas e isso pode funcionar a nosso favor. Se o carro funcionar bem e soubermos administrar, podemos conquistar um resultado realmente fantástico”, disse o brasileiro.

Massa foi o mais rápido nas duas primeiras partes do treino classificatório deste sábado, usando pneus macios. A estratégia da Ferrari foi deixar a utilização dos pneus médios para o Q3, abrindo mão da briga pela pole, mas deixando um pneu de maior durabilidade para o começo da corrida. Com isso, o brasileiro ficou com o sétimo lugar no grid, enquanto Alonso foi o oitavo.

“Em termos de desempenho foi um bom treino classificatório, apesar de termos optado por uma estratégia completamente diferente das equipes que estão à nossa frente no grid. Quando eu vi que estava em primeiro no fim do Q1 e do Q2, queria lutar de todas as formas até o fim, mas baseado no que vimos na simulação durante o treino livre, sentimos que era o caminho certo a seguir”, opinou Massa.

“O carro funcionou bem e fomos muito competitivos com os pneus macios, mais que em Silverstone, onde sofremos com ambos os compostos. Apesar disso, não poderíamos ter conseguido mais que um quarto ou quinto lugar [na classificação]”, concluiu o brasileiro.

Fórmula 1