Topo

Fórmula 1

No dia do seu aniversário, Alonso leva bronca do presidente da Ferrari

Espanhol Fernando Alonso completa 32 anos nesta segunda-feira: presente foi a bronca do chefe - REUTERS/Kai Pfaffenbach
Espanhol Fernando Alonso completa 32 anos nesta segunda-feira: presente foi a bronca do chefe Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach

Do UOL, em São Paulo

29/07/2013 15h28

Fora do pódio pela segunda corrida seguida depois do quinto lugar de Fernando Alonso na Hungria, a Ferrari acordou de ressaca. Não por causa do aniversário do piloto espanhol, que completa 32 anos nesta segunda-feira. Mas por causa das criticas feitas por ele ao desempenho da equipe.

“Esperávamos ter um carro mais competitivo”, disse Alonso depois do GP da Hungria, cobrando melhoras da equipe para a segunda metade do campeonato. A declaração não pegou bem na Ferrari, e o presidente Luca di Montezemolo se pronunciou para rebater o piloto.

Conforme relato publicado no site da Ferrari, Montezemolo telefonou para Alonso nesta segunda e o parabenizou pelo aniversário, mas aproveitou para dar um “puxão de orelha” por causa das declarações que não agradaram “nem ao presidente e nem ao resto da equipe”.

“A todos os grandes campeões que pilotaram para a Ferrari, sempre foi pedido que colocassem os interesses da equipe na frente dos seus objetivos pessoais. Este é o momento de manter a calma, evitar polêmicas e contribuir com humildade e determinação, estando próximo da equipe dentro e fora da pista”, disse Montezemolo a Alonso.

O presidente pediu que os integrantes da Ferrari não se deixem levar por “desabafos que, embora compreensíveis logo depois de um resultado negativo, não beneficiam ninguém”. Além do telefonema a Alonso, Montezemolo teve uma reunião com a cúpula da equipe nesta segunda, e distribuiu facas para que os engenheiros as coloquem nos dentes em busca de uma reação no campeonato.

Além disso, a Ferrari contratou um reforço para a área de engenharia: o ex-diretor técnico da Lotus James Alisson. Na equipe italiana, ele fará o mesmo trabalho, desenvolvendo os chassis a serem utilizados nos carros da escuderia.

O GP da Hungria teve vitória de Lewis Hamilton, e Alonso como o melhor piloto da Ferrari, em quinto. Felipe Massa bateu, mas ainda assim conseguiu chegar em oitavo. O espanhol perdeu a vice-liderança do campeonato para Kimi Raikkonen e agora está a 39 pontos do líder Sebastian Vettel. 

Fórmula 1