Topo

Fórmula 1

Vettel vence pela 6ª vez e caminha para título mais fácil da carreira

Do UOL, em São Paulo

08/09/2013 16h58

A temporada de 2013 começou com a perspectiva de que seria uma das mais equilibrados das últimas décadas. A presença de cinco campeões mundiais  e a variação de vencedores dos GPs em 2012 sustentavam a tese de equilíbrio. Mas Sebastian Vettel está derrubando a previsão e caminha para sua conquista mais fácil na carreira.

O triunfo deste domingo em Monza foi o sexto em doze provas no ano (50% de vitórias).

Para ter uma dimensão do poderio de Vettel no ano, nas conquistas de 2012 e 2010 ele venceu menos vezes em relação à atual temporada.

Campeão no ano passado, Vettel  ganhou 5 de 20 GPs. Em 2010, foram 5 êxitos em 19 disputados.

A disparidade em relação aos concorrentes é admitida pelos principais adversários: Fernando Alonso e Lewis Hamilton, 2º e 3º colocados, respectivamente. São 53 pontos de diferença de Vettel para o vice-líder Alonso.

“Precisamos ter sorte e de algumas desistências de Seb [Vettel] ou algo para ganhar o campeonato. Com as corridas restantes e com os pontos de desvantagem, fica difícil", reconheceu Alonso.

Piloto mais jovem da história a ter três conquistas na Fórmula 1, Vettel ostenta estatísticas parelhas à do compatriota Michael Schumacher nos tempos de domínio absoluto.

Você acha que Vettel já é o virtual campeão de 2013 da F-1?

Resultado parcial

Total de 2853 votos
94,36%
5,64%

Heptacampeão, Schumacher teve a temporada de 2004 como a mais arrasadora, com 74% de vitórias. Nos anos em que ficou com a taça, Schumacher teve em torno de 53% das vitórias.

Se vencer as próximas sete provas, Vettel terminará a temporada com 68%, o que seria um recorde pessoal absoluto.

O triunfo deste domingo teve sabor especial a Vettel, pois foi conquistado na “casa rival”, em Monza, reduto ferrarista.

“Você pode ouvir a diferença quando não vence com um macacão vermelho aqui. No final isso é muito bom, pois significa que você fez um bom trabalho e superou esses caras. Estamos orgulhosos disso”, celebrou.

RONALDO BRINCA COM PESO E DIZ QUE NÃO CABE DENTRO DE UM F-1

  • Reprodução/Instagram

    Ronaldo foi uma das várias celebridades que tiveram acesso à pista de Monza minutos antes da largada. Bem humorado, o ex-jogador conta que já entrou em um cockpit em 1999, mas que hoje não caberia.

    “Ronaldo, me fala uma coisa: Você sempre foi cobiçado…você tem vontade de sentar em um carro de Fórmula 1?”, perguntou Rubinho.

    “A única vez [que entrou] foi no teu carro [de Fórmula 1]. Eu ainda cabia. Acho que hoje não ia conseguir entrar”, sorriu Ronaldo.

Fórmula 1