Topo

Fórmula 1

Após ano ruim, McLaren aposta em corridas mais imprevisíveis em 2014

Carros da McLaren não apresentaram bons resultados na temporada 2013 da Fórmula 1 - Geert Vanden Wijngaert/AP Photo
Carros da McLaren não apresentaram bons resultados na temporada 2013 da Fórmula 1 Imagem: Geert Vanden Wijngaert/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

01/10/2013 12h07

A McLaren decepcionou com seu desempenho demonstrado até agora no Mundial de Fórmula 1 em 2013. A equipe britânica, que apareceu na luta pelos títulos nos últimos anos, é apenas a quinta colocada no campeonato de construtores e vê seus pilotos, Jenson Button e Sérgio Perez, patinarem na nona e 12º colocações, respectivamente. Com isso, a escuderia já volta as atenções para a próxima temporada.

O diretor esportivo da McLaren, Sam Michael, afirmou que a Fórmula 1 em 2014 deverá ter “corridas mais imprevisíveis” e apostou que nenhuma equipe vai exercer o domínio demonstrado pela Red Bull nesta temporada, que se encaminha para o quarto título seguido do piloto alemão Sebastian Vettel, que está 60 pontos à frente do segundo colocado, Fernando Alonso, da Ferrari.

Michael aposta nas mudanças de regulamento que acontecerão no ano que vem para que os novos projetos entrem nas pistas em condições de disputa mais iguais. Para ele, as equipes vão demorar a aperfeiçoar os carros da próxima temporada.

“Em mudanças de regra, as estruturas de engenharia não são rápidas o suficiente para responder, mesmo que você tenha recebido dois ou três anos para projetar o carro de 2014”, disse o diretor. “Se eu acho que isso vai embaralhar as coisas? Provavelmente. Estou seguro de que teremos resultados que certamente não aconteceriam agora”, completou.

“Quando você tem uma grande mudança, você projeta os carros com uma margem de diferença muito maior do que tinha antes”, disse Michael. “Vamos dizer que não tivesse acontecido essa mudança, você teria umas diferenças de peso aqui, um pouco mais ou menos de atrito ali. Agora não, isso tudo vai pela janela em 2014”, afirmou.

Fórmula 1