Fácil, Vettel vence 4ª seguida e pode ser tetra no Japão; Massa roda e é 9º
É questão de tempo para Sebastian Vettel conquistar seu quarto título na Fórmula 1. Neste domingo, o alemão venceu sua quarta corrida consecutiva. Pelo GP da Coreia do Sul, dominou de ponta a ponta. Correu sozinho na ponta e mal viu os rivais no espelho para somar seu oitavo triunfo no ano, ampliando a distância no mundial de pilotos.
A etapa foi monótona para ele, mas teve outras boas disputas, com Kimi Raikkonen e Romain Grosjean fechando na segunda e terceira colocações, respectivamente. Felipe Massa teve azar, novamente, ao rodar sozinho após a largada e fazer corrida de recuperação. Ainda assim, conseguiu pontuar em 9º. Alonso foi sexto.
Mesmo com a entrada do safety car em duas oportunidades, o alemão não teve problemas para manter a ponta. Com o resultado, Sebastian Vettel agora soma 272 pontos, com a oitava vitória na temporada 2013 da Fórmula 1. Em comparação com seu título de 2012, naquele ano ele triunfou apenas cinco vezes.
Faltam apenas cinco corridas para o fim do campeonato, e a pergunta que já começa a pintar é: com quantas corridas de antecipação o alemão vai faturar o tetra? Se ele vencer o próximo GP, no Japão, e Fernando Alonso fizer no máximo um ponto, o título está garantido. A distância para o espanhol é de 77 pontos. E cada vitória rende 25.
“Sim, garotos! Boa corrida, muito tranquilo, muito tranquilo. Obrigado!”, gritou Vettel no rádio, depois de ouvir elogios por ter tido “disciplina” para vencer.
Sebastian Vettel será tetracampeão da F-1?
Resultado parcial
Total de 13560 votosFelipe Massa, que faz suas últimas corridas antes de deixar a Ferrari, não teve sorte. Ele até largou bem, mas na disputa por posições nas primeiras curvas rodou sozinho ao tentar ultrapassar o companheiro Fernando Alonso. Com isso, caiu para o último lugar e fez uma corrida de recuperação complicada. O brasileiro ainda não sabe seu futuro na categoria e estuda propostas para saber se vai continuar na F-1 - caso não continue, o Brasil deve ficar sem representantes em 2014.
A próxima corrida do Mundial segue com a Fórmula 1 na Ásia, mais especificamente no Japão. O GP de Suzuka acontece já no próximo fim de semana. A classificação acontece na madrugada de sábado, às 2h (de Brasília), e a prova é no dia seguinte, às 3h. O Placar UOL acompanha toda a etapa.
Opinião
E Sebastian Vettel vai cumprindo tabela para chegar ao seu tetracampeonato. Nesse domingo, numa corrida onde a emoção não pegou o vôo para a Coreia do Sul, o piloto da Red Bull venceu mais uma. LEIA O POST
A corrida
A largada pareceu ser tranquila e sem incidentes, mas logo na terceira curva tudo mudou. Que o diga Felipe Massa. Se Vettel disparou na ponta e não viu perigos, a Ferrari se deu mal. Na disputa por posições que formou um bolo de carros, Massa tentava passar Alonso, mas rodou sozinho e teve de recomeçar sua corrida na última colocação. Quem foi bem foi Grosjean, que assumiu a vice-liderança, à frente de Lewis Hamilton.
Fernando Alonso, que precisa de excelentes atuações para brigar pelo título contra o líder disparado Vettel, também acabou tendo dificuldades, já que Nico Hulkenberg ganhou duas posições na largada e deixou o espanhol em sexto lugar. Em seguida, Kimi Raikkonen, seu futuro companheiro de equipe em 2014, também o deixou para trás.
O que Felipe Massa deve fazer em 2014?
Resultado parcial
Total de 60030 votosCom as posições mais consolidadas, quem passou a correr atrás do prejuízo foi Massa, que em poucas voltas conseguiu ultrapassar boa parte dos pilotos das equipes menores. Ele antecipou a parada nos boxes – assim como Alonso – tentando mudar a estratégia e ganhar alguma vantagem na disputa por posições, apesar de mais uma vez cair para o fim da classificação.
Mesmo com uma teórica vantagem contra carros de menor porte, Felipe Massa teve dificuldades para ganhar posições. Ele ficou longas voltas atrás de Esteban Gutiérrez e teve de arriscar uma ultrapassagem por fora para se livrar do rival da Sauber, para assumir o 14º lugar. Em seguida, paradas de outros pilotos já melhoraram sua situação, e o brasileiro se aproximou ainda mais dos pontos.
Na 28ª volta, uma cena inusitada aconteceu com o carro de Nico Rosberg, enquanto ele ultrapassava Hamilton. Sua asa dianteira teve problemas, passou a raspar no chão e soltar faíscas, forçando o alemão a antecipar uma parada. Melhor para Hamilton, que disputava posição com ele e ficou mais próximo de confirmar o pódio.
O safety car teve de entrar na pista na 32ª volta, quando o carro de Sergio Perez teve um pneu estourado e deixou um pedaço do composto na pista. Cinco voltas depois, na relargada, Mark Webber e Adrian Sutil bateram e o carro do australiano acabou em chamas, provocando um novo safety car. Curiosamente, um carro dos bombeiros entrou na pista antes de o safety car assumir a liderança do pelotão.
Com todos a postos novamente e Vettel liderando à frente de Raikkonen e Grosjean, respectivamente, a corrida voltou definitivamente. Felipe Massa conseguiu entrar na zona de pontuação e, na frente, as posições se mantiveram.
Nas voltas finais, a proximidade do segundo ao sexto colocados ficou próxima, com algumas boas brigas por posição, principalmente entre Hulkenberg, Alonso e Hamilton, pelo quarto lugar. Raikkonen também tomou calor de Grosjean, deixando a definição para os últimos momentos da prova. Mas nada se alterou.
Confira o resultado final:
1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1h43m13s701
2. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – a 4s200
3. Romain Grosjean (FRA/Lotus) – a 4s900
4. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) – a 24s100
5. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – a 25s200
6. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 26s100
7. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 26s600
8. Jenson Button (ING/McLaren) – a 32s200
9. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 34s300
10. Sergio Pérez (MEX/McLaren) - a 35s100
11. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) - a 35s900
12. Valtteri Bottas (FIN/Williams) – a 47s000
13. Pastor Maldonado (VEN/Williams) – a 50s000
14. Charles Pic (FRA/Caterham) - a 1m03s500
15. Giedo van der Garde (HOL/Caterham) – a 1m04s500
16. Jules Bianchi (FRA/Marussia) – a 1m07s900
17. Max Chilton (ING/Marussia) – a 1m12s900
18. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) - a 2 voltas
19. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) - a 3 voltas
20. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 5 voltas
Não completaram:
Mark Webber (AUS/Red Bull) - 41 voltas
Paul Di Resta (ING/Force India) - 29 voltas
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.