Com mais títulos, Vettel ainda perde para Senna em números na F-1
A vitória no Grande Prêmio da Índia, no último domingo, colocou o alemão Sebastian Vettel em um grupo restrito na história da Fórmula 1. O piloto da Red Bull agora tem quatro títulos na principal categoria do automobilismo mundial, feito que só havia sido obtido anteriormente por Juan Manuel Fangio, Alain Prost e Michael Schumacher. No entanto, a trajetória do vencedor de 2013 ainda tem números inferiores aos do brasileiro Ayrton Senna.
Senna tem apenas três títulos mundiais, mas supera Vettel em números de vitórias, pole positions e pódios. O brasileiro também disputou mais corridas do que o alemão da Red Bull.
Aos 26 anos, Vettel já acumulou 117 Grandes Prêmios na Fórmula 1. O alemão chegou ao pódio em 59 provas, com um total de 36 vitórias. Ele ainda somou 43 poles e 21 voltas mais rápidas desde que estreou na categoria.
Em dez temporadas na Fórmula 1, Senna participou de 162 corridas. O brasileiro conseguiu 80 presenças no pódio, 41 vitórias e largou na frente em 65 provas. Ele só perde para Vettel em voltas mais rápidas – foram 19 do brasileiro.
Outro piloto que ainda está acima de Vettel nos números é Michael Schumacher. A começar pelo número de títulos – o compatriota do piloto da Red Bull foi campeão sete vezes.
Schumacher também é o recordista histórico da Fórmula 1 em voltas mais rápidas (76), poles (68) e vitórias (91). O heptacampeão participou de 308 Grandes Prêmios na carreira, com um total de 155 presenças no pódio.
Aquém de Senna e Schumacher em alguns números, porém, Vettel tem um percentual de vitórias superior aos índices dos dois. O piloto da Red Bull venceu 30,76% dos GPs disputados.
Vettel ainda tem como diferencial a longa trajetória pela frente. O alemão da Red Bull, 26, é o tetracampeão mais jovem da história da Fórmula 1. Schumacher, o dono anterior desse recorde, tinha 32 quando venceu o quarto título.
Na história, Vettel é o mais jovem vencedor de uma prova da Fórmula 1 e está entre os dez mais novos a disputar uma corrida. O alemão da Red Bull detém quase todos os recordes de precocidade da categoria.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.