Topo

Fórmula 1

Alonso assegura o vice com 5º lugar, mas amplia má fase e se diz cansado

Fernando Alonso amarga sua pior sequência sem pódios desde que chegou na Ferrari - Adrees Latif/Reuters
Fernando Alonso amarga sua pior sequência sem pódios desde que chegou na Ferrari Imagem: Adrees Latif/Reuters

Do UOL, em São Paulo

17/11/2013 21h40

Depois de terminar em quinto lugar no GP dos Estados Unidos deste domingo, Fernando Alonso completou cinco corridas seguidas sem chegar ao pódio, sua pior sequência desde que chegou à Ferrari. Mesmo assim, o resultado foi suficiente para assegurar o vice-campeonato de pilotos por antecipação.

Alonso abriu 40 pontos de vantagem em relação ao terceiro colocado do Mundial, o inglês Lewis Hamilton. Com isso, garantiu matematicamente o seu terceiro vice-campeonato da carreira, o segundo consecutivo.

Os três vices do bicampeão mundial foram pela Ferrari, e com Sebastian Vettel em primeiro lugar. O mais amargo deles foi em 2010, quando Alonso chegou na última prova do campeonato em vantagem na classificação, mas viu o alemão da Red Bull ser campeão pela primeira vez.

Desta vez, a esperança de título acabou muito antes, mas desde a confirmação do tetra de Vettel, o espanhol vinha ressaltando que o vice seria o prêmio de consolação. Este objetivo foi cumprido, mas ainda assim Alonso vem amargando seu pior jejum de vitórias desde sua passagem pela Renault em 2009: já são 13 corridas sem chegar em primeiro lugar.

Sua última chance em 2013 para quebrar essa série negativa será no dia 24 de novembro, no GP do Brasil. Acontece que, das 32 vitórias de Alonso ao longo de sua carreira, nenhuma foi conquistada em Interlagos. 

O espanhol admitiu estar muito cansado antes da última prova da temporada, situação agravada pelo acidente sofrido em Abu Dhabi. Em recuperação, ele correu nos Estados Unidos tendo que superar dores nas costas. E não se mostrou muito otimista em relação ao objetivo para Interlagos: superar a Mercedes no segundo lugar do Mundial de Construtores e evitar a aproximação da Lotus..

“Espero me sentir um pouco melhor no Brasil, menos cansado, aproveitar o fim de semana um pouco mais. Precisamos fazer melhor no Brasil se quisermos lutar no Mundial de Construtores, apesar de que este é um objetivo muito otimista. Precisamos ser mais realistas e saber que lutar pelo segundo lugar era um sonho, e talvez esse sonho seja difícil de ser realizado”, declarou. 

Fórmula 1