Topo

Fórmula 1

Ferrari considera pontuação dupla no último GP de F-1 "artificial demais"

Do UOL, em São Paulo

20/12/2013 13h00

O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, afirmou que a regra que concede pontuação dupla aos pilotos no último GP de Fórmula 1 do ano é “artificial demais”, apesar de ter sido aprovada por equipes e dirigentes para a temporada de 2014.

Montezemolo disse que ainda é cedo para dizer se a novidade cumprirá o objetivo de estender por mais tempo a disputa do campeonato – em 2013, Sebastian Vettel foi campeão com a Red Bull restando ainda três etapas no calendário.

“Não estou muito entusiasmado, parece artificial demais. Vamos ver”, opinou Montezemolo à revista Autosport. “Mas não quero passar a imagem que eles [outras equipes] disseram sim e a gente falou não. Eu, pessoalmente, tenho dúvidas. Falei para Jean Todt [presidente da FIA] e Bernie Ecclestone [detentor dos direitos da F-1] de forma privada.”

O dirigente, no entanto, contou que a Ferrari não considerou usar seu poder de veto contra a regra. “Isso só deve ser usado quando necessário, em um assunto mais importante e profundo da F-1”, analisou. “Mas não ficarei surpreso for alterado no futuro.”

Reunião das equipes

Montezemolo ainda revelou que pretende convidar as equipes para a sede da Ferrari para uma reunião que aborde todos os assuntos relacionados à F-1. O dirigente se disse preocupado com o futuro da categoria.

“Acho que as pessoas não têm muita oportunidade, fora dos atribulados finais de semana de corrida, de conversar um com o outro, sobre o futuro. Queria fazer isso de forma construtiva, sem discutir nada relacionado à competitividade, e sim aos problemas da F-1”, explicou.

“Temos que pensar em propostas, sem colocar ninguém na parede ou fazer acordos debaixo do tapete. Quero isso de forma aberta”, concluiu Montezemolo.

Fórmula 1