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Fórmula 1

"Vaquinha" de torcedores ajuda japonês carismático a voltar à F-1

Do UOL, em São Paulo

22/01/2014 06h00

O japonês Kamui Kobayashi estreou na Fórmula 1 nas duas últimas corridas de 2009, substituindo Timo Glock na Toyota, e logo ganhou muitos torcedores pelo estilo arrojado que o levou aos pontos já em sua segunda prova, no GP de Abu Dhabi daquele ano, quando terminou em sexto.

Kobayashi se mudou para a Sauber e completou três temporadas completas na F-1, terminando todas na 12ª posição, com um desempenho consistente. O auge foi no GP do Japão de 2012 quando, diante de sua torcida, o piloto subiu ao pódio pela primeira vez.

Mas, sem o apoio de grandes empresas, Kobayashi se viu sem vaga no final daquela temporada. O japonês resolveu “testar” sua popularidade com um site de arrecadação para levantar fundos com os torcedores de seu país, chamado “Kamui Support”.

Nos três primeiros dias de arrecadação, Kobayashi informou ter recebido cerca de R$ 1,6 milhão, mas ainda assim o japonês não levantou o orçamento necessário para ingressar na categoria. Em dezembro de 2012, ele agradeceu pelo apoio e informou que não havia conseguido uma vaga.

Depois de um ano como piloto da equipe AF Corse, ligada à Ferrari, no Mundial de Endurance da FIA, Kobayashi conseguiu retornar à categoria em 2014, na pequena Caterham, ao lado do sueco Marcus Ericsson. E ele revelou que a “vaquinha” feita pelos torcedores ainda em 2012 o ajudou no acerto.

“Quero agradecer especialmente para todos os fãs que fizeram doações ao ‘Kamui Support’. As doações e seus gestos me deram força extra para voltar. Estou muito satisfeito, porque o dinheiro levantado não só me ajudou como irá contribuir para a evolução da Caterham neste ano. Todos que ajudaram no ‘Kamui Support’ correrão comigo em 2014 e isso me deixa muito orgulhoso”, disse Kobayashi.

O japonês de 27 anos também festejou a volta e se disse pronto para liderar a Caterham que, por sua vez, reconheceu o carisma de Kobayashi.

 “Estou feliz de termos trazido Kamui de volta. Ele é um piloto muito popular e foi ótimo para a equipe atrair um piloto tão empolgante. Seu ritmo fala por si só e sua experiência no desenvolvimento dos carros, particularmente nos anos da Toyota, será muito importante para nós”, afirmou Cyril Abiteboul, chefe de equipe.

Apesar do discurso otimista, a tarefa de Kobayashi na Caterham não será fácil. A escuderia estreou na F-1 em 2010 com o nome Lotus, depois cedido à herdeira da Renault, e ainda não conquistou nenhum ponto em quatro anos na F-1.

O mau desempenho fez com que Tony Fernandes, dono da Caterham, desse um ultimato para a equipe. “Minha mensagem para as 250 pessoas da fábrica foi: ‘temos que ir bem nesse ano. É isso, é a última chance. Forneci a melhor infraestrutura, os pilotos de mais potencial, mas está na hora de todos vocês conseguirem algo’”, disse o dirigente, segundo o jornal inglês Guardian.

“Se ficarmos atrás, não acho que vou continuar. Nada é definitivo, mas, depois de cinco anos sem pontos, existe um limite para paciência, motivação e dinheiro”, afirmou Fernandes.

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