Topo

Fórmula 1

Piloto suíça acerta com a Sauber de olho em vaga na F-1 em 2015

Do UOL, em São Paulo

14/02/2014 11h41

A Sauber anunciou nesta sexta-feira que acertou com a suíça Simona de Silvestro, que correu as últimas quatro temporadas na Fórmula Indy. Simona vai ser “piloto afiliada” da equipe, participando de um programa de desenvolvimento da Sauber. O objetivo é que a suíça consiga uma Superlicença para competir na Fórmula 1 em 2015.

Chefe da Sauber, Monisha Kaltenborn disse ao site oficial da escuderia que decidiu apoiar o talento demonstrado por Simona nos últimos anos. “Após quatro temporadas na Indy, a ambição de Simona é entrar na Fórmula 1 em 2015. Nós a reconhecemos como uma piloto muito talentosa e, por isso, decidimos tê-la na equipe como piloto afiliada e apoiá-la em seu caminho rumo ao topo do esporte a motor”, afirmou.

Simona também comemorou o acerto. “Esse é um grande passo para conquistar o sonho de toda a minha vida e estou muito feliz por ter a oportunidade de dar esse passo com essa grande equipe. A Sauber é um time com um legado e é a única equipe suíça da Fórmula 1, o que acho que faz disso ainda mais animador”, disse a piloto, que correu pela KV na Indy, onde conquistou um pódio no GP de Houston do ano passado.

A principal categoria de automobilismo do mundo não tem uma mulher como piloto oficial de uma equipe desde 1992, quando a italiana Giovanna Amati competiu pela Brabham por três corridas. Sem conseguir classificar o carro da equipe nos treinos, Giovanna acabou substituída por Damon Hill, que viria a ser campeão mundial pela Williams quatro anos depois.

Atualmente, a Williams tem a britânica Susie Wolff como piloto de testes. A Marussia teve em 2012 a espanhola Maria de Villota, que sofreu um grave acidente durante uma sessão de testes aerodinâmicos em um aeroporto em Londres e perdeu um olho. Em outubro do ano passado, Maria foi encontrada morta em seu quarto de hotel na Espanha, vítima de sequelas do acidente.

Nenhuma mulher até hoje conseguiu vencer, chegar ao pódio ou conquistar uma pole position na Fórmula 1. A italiana Lella Lombardi foi a única que pontuou, pela March, no GP da Espanha de 1975, em corrida interrompida por um grave acidente que causou a morte de espectadores após um dos carros escapar da pista. Como a prova não chegou a ter 2/3 completos, Lella levou apenas meio ponto.

Fórmula 1