Topo

Fórmula 1

É claro que ele gostou... líder, Nico Rosberg aprova mudanças na F1

Do UOL, em São Paulo

25/03/2014 16h40

Vencedor da primeira corrida da Fórmula 1 em 2014, na Austrália, o alemão Nico Rosberg aprovou as mudanças de regulamento que a categoria enfrenta neste ano.

As novas regras, que afetaram profundamente o motor e também a aerodinâmica dos carros, têm como um dos objetivos o baixo consumo de combustível, obrigando os pilotos a economizarem gasolina, e mostram a preocupação da FIA em tornar a F1 mais sustentável e “ecológica”.

Em compensação, o ronco do novo motor V6 turbo, que é auxiliado por dois sistemas de recuperação de energia, desagradou a alguns fãs.

“Foi bom para a F1. Embaralhou um pouco as coisas, o que é ótimo. O esporte precisa disso. E é contemporâneo; tudo é muito eficiente em termos de energia, o que é uma boa direção para seguir”, afirmou Rosberg à revista Autosport.

As mudanças também alteraram o equilíbrio de forças da categoria e colocaram na frente a Mercedes, que conseguiu uma melhor adaptação de seu novo carro em relação ao das outras escuderias. Rosberg largou em terceiro em Melbourne, atrás do companheiro de equipe, Lewis Hamilton, e do australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, mas pulou na liderança logo no início e venceu a corrida com folga.

“Quanto à maneira de pilotar, é divertido também. É mais lento do que no ano passado, o que eu não gosto, mas me acostumei e não percebo mais isso. É tudo muito bom. É complicado dentro do carro, na pista, porque há muita coisa acontecendo, e vai demorar algum tempo até acertamos tudo isso”, concluiu.

Companheiro de Felipe Massa na Williams, o finlandês Valtteri Bottas foi outro que teve bom desempenho em Melbourne e também aprovou as mudanças no regulamento. Mesmo acertando o muro no início da corrida, ele realizou diversas ultrapassagens e terminou em quinto.

“Foi uma corrida de verdade, a maior diversão que já tive. Não teve economia de combustível para mim”, comentou Bottas à Autosport.

Fórmula 1