Topo

Fórmula 1

Massa diz que é "tarde demais" para reclamar do som dos motores na F1

Do UOL, em São Paulo

27/03/2014 14h12

O brasileiro Felipe Massa também foi questionado nesta quinta-feira (27) sobre o som dos novos motores da Fórmula 1, no primeiro dia de eventos da categoria para o GP da Malásia, neste domingo (30).

Para o piloto da Williams, as mudanças já estavam encaminhadas há bastante tempo e que agora é “tarde demais” para lamentar a sonoridade do novo V6 turbo, auxiliado por sistemas de recuperação de energia, que substituiu o antigo V8.

“Dois anos atrás, quando decidiram pela mudança de motor, a primeira coisa que as pessoas disseram foi: ‘o som será diferente’. Agora é tarde demais”, afirmou Massa, segundo a revista inglesa Autosport.

“É impossível que o turbo e o motor tenham o mesmo som do V8. Podem fazer o que quiserem, mas nunca terão esse som. Acreditaram que era a coisa certa a se fazer em termos de tecnologia, então agora é tarde demais para mudar o barulho”, acrescentou o brasileiro.

Polêmica

Com os novos motores, chamados oficialmente pelas equipes de unidades de potência, o ronco ficou mais grave por causa da configuração diferente - o carro tem dois cilindros a menos, contando com turbocompressor e sistemas de recuperação de energia - e também pela queda no giro. Os modelos do ano passado chegavam a 18 mil rpm, e agora não passam dos 15 mil rpm.

Na semana passada, o detentor dos direitos comerciais da F1, Bernie Ecclestone, se disse “horrorizado” com a falta de barulho dos carros. Hoje, na Malásia, Vettel afirmou que o som dos novos carros é uma “m...”, enquanto Jenson Button mostrou opinião diferente: “Se você não está feliz, vá correr em outro lugar.”

 

Fórmula 1