Rivais apertam o passo, e Mercedes liga o sinal de alerta na Malásia
O amplo favoritismo da Mercedes, conquistado depois de uma pré-temporada melhor do que todas as adversárias, uma pole position e uma vitória no GP da Austrália, sofreu o primeiro abalo nesta sexta-feira na Fórmula 1. O primeiro dia de treinos livres para o GP da Malásia colocou as principais rivais da equipe alemã na cola, com tempos muito próximos e chances de uma boa briga no treino classificatório deste sábado.
Vencedor da primeira prova do ano na Austrália, o alemão Nico Rosberg conseguiu colocar a Mercedes como o carro mais rápido do dia, mas apenas dois décimos de segundo separam o líder do sexto colocado, o brasileiro Felipe Massa, da Williams. Entre os dois, além de Lewis Hamilton, também da Mercedes, a equipe alemã sofre com a incômoda concorrência de Kimi Raikkonen e Fernando Alonso, da Ferrari, além do atual tetracampeão Sebastian Vettel, da Red Bull.
É justamente Vettel a maior preocupação de Rosberg. O alemão sofreu com os problemas da Red Bull desde a pré-temporada, não conseguiu passar da quarta volta no GP da Austrália e virou uma enorme dúvida para a briga pelo título. Nesta sexta, o alemão conseguiu marcar o terceiro melhor tempo do dia.
“O que eu vi hoje é que o Sebastian (Vettel) está fazendo extremamente bem seu trabalho de longa distância, e as Red Bulls parecem ter vindo mais rápidas do que todos pensavam”, disse Rosberg, ligando o sinal de alerta da Mercedes para a concorrência da equipe que dominou a F1 no últimos quatro anos.
Vettel, por sua vez, comemorou a evolução da Red Bull. O tetracampeão disse que o circuito de Sepang, na Malásia, é uma pista na qual “tudo pode acontecer” devido às condições do tempo, marcadas por temperaturas muito elevadas e, nos últimos anos, por fortes chuvas.
“Eu ainda não analisei os tempos desta sexta-feira, mas, sim, foi um passo em relação ao que fizemos em Melbourne. E agora vamos esperar que neste fim de semana os problemas e falhas passem longe de nós. Esta tem sido sempre um pista boa para nós e queremos manter assim”, disse o alemão.
Apesar disso, Vettel fez questão de ressaltar que a evolução da Red Bull está sendo feita de forma gradual. “Estamos ficando cada vez melhor, cada volta parece nos ajudar. Mas, no entanto, parece ser um fato que nós não estamos indo para a corrida como favoritos”, afirmou, tirando a pressão de cima da atual tetracampeã.
Sexto colocado, Felipe Massa disse que o carro da Williams ainda pode ser melhor para a corrida de domingo. “Ainda há muita performance para tirarmos desse carro, então nós precisamos trabalhar duro esta noite analisando os dados que nós temos para fazer algumas melhorias para a classificação e a corrida”, afirmou o brasileiro.
$escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://esporte.uol.com.br/quiz/2014/03/14/qual-piloto-de-f1-voce-seria-responda-ao-quiz-e-veja-com-quem-se-parece.htm')
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.