Topo

Fórmula 1

Áudio mostra resposta de Massa à Williams: "[estou] ficando mais rápido"

Do UOL, em São Paulo

31/03/2014 20h09

Um áudio publicado no site www.felipe-massa.org, portal não oficial dedicado ao piloto brasileiro, mostra como foi a conversa entre Felipe Massa, Valtteri Bottas e a Williams nos momentos finais do GP da Malásia de Fórmula 1. O áudio inclui trechos que não foram transmitidos na corrida – possivelmente retirados do aplicativo oficial da F1, que oferece esse serviço aos usuários.

Nele, é possível ouvir quatro ordens de integrantes da Williams a Felipe Massa para não segurar Bottas, que estaria mais rápido – ao mesmo tempo, o finlandês também é orientado pela Williams a ultrapassar o companheiro.

Massa não responde, e Rod Nelson, engenheiro-chefe da escuderia, intervém: “Felipe, você está mais devagar que Valtteri. Deixe ele passar. Não o segure.” O brasileiro responde: “[Estou] Ficando mais rápido”, e a discussão aparentemente é encerrada.

Em seguida, a Williams pede a Bottas para encostar o carro à direita nas retas e resfriar o motor, indicando para o finlandês não buscar a ultrapassagem sobre o brasileiro. Bottas responde que tem melhor ritmo que Massa, mas a Williams dá a mesma ordem ao brasileiro, para resfriar o motor, e diz que o finlandês não irá ultrapassá-lo.

Bottas pede à equipe para atacar Massa na volta seguinte, e a Williams responde: “Precisamos resfriar o motor. Negativo com relação à ultrapassagem”.

A disputa entre os dois era pela sétima posição, atrás da McLaren de Jenson Button. No fim da corrida, a Williams diz ao finlandês que haverá uma “conversa” sobre a questão das posições que não foram trocadas, e Bottas responde afirmando que tinha “100% de condições de ultrapassar a McLaren”.

O áudio também mostra o atrito entre os dois pilotos no início da corrida. Massa reclama à equipe de Bottas, perguntando “vocês viram o que ele fez? Ele bateu em mim!” – essa última frase não havia sido divulgada na transmissão da televisão.

A Williams chama a atenção de Bottas, pedindo que “não seja agressivo com Massa”, pois o brasileiro está disputando posição com Kevin Magnussen, da McLaren.  Bottas responde: “Bom, diga para ele ultrapassá-lo. Eu tenho um ritmo melhor”.

Depois da corrida, Claire Williams, chefe-adjunta da equipe, evitou críticas a Massa e afirmou que ele não ignorou as ordens, além de se dizer satisfeita com o resultado dos dois pilotos no GP da Malásia.

Fórmula 1