Topo

Rosberg conquista pole suspeita e acidente será investigado

Livio Oricchio

Do UOL, em Mônaco

24/05/2014 11h01

A expressão tensa de Lewis Hamilton disse tudo, neste sábado, logo depois de encerrada a sessão que definiu o grid do GP de Mônaco. O inglês campeão do mundo acredita que o erro do seu companheiro de Mercedes, Nico Rosberg, com o último jogo de pneus, foi proposital. As bandeiras amarelas no local impediram Hamilton de melhorar seu tempo, o que garantiu a Rosberg a importante pole position no Circuito de Monte Carlo. Os comissários estão investigando se foi um erro ou ação deliberada.

Rosberg registrou um tempo melhor que o de Hamilton com o primeiro jogo de pneus supermacios da Pirelli na última parte da classificação, o Q3, 1min15s989 diante de 1min16s048. Com o segundo jogo, Rosberg exagerou na aproximação da curva 5, a Mirabeau, "e para não bater no guardrail segui reto", explicou o alemão. Há no local uma pequena área de escape.

A permanência do seu Mercedes W05 Hybrid parada naquele ponto fez com que os comissários mostrassem a bandeira amarela para quem passasse por ali, como Hamilton, que estava na volta lançada. Era a sua chance de ser mais rápido que Rosberg e conquistar a pole. A bandeira amarela, no entanto, obriga que os pilotos reduzam a velocidade. Dessa forma, os tempos da primeira tentativa de ambos foram os seus melhores. Rosberg na frente de Hamilton.

"Sim", limitou-se a responder Hamilton, desejando não estar na entrevista dos três melhores no grid, a respeito de se sentir prejudicado. "Nada a dizer", falou, ainda. "Já está feito agora." Normalmente Hamilton e Rosberg trocam ideias, comentam o que se passou com cada um na classificação. Hoje não se olharam na cara.

Se os comissários concluírem que foi um erro e não uma ação deliberada de Rosberg, a relação entre os dois pilotos da Mercedes deve entrar em rota de colisão. No paddock a impressão generalizada foi de que o alemão estudou o que fazer para obter a pole position usando o artifício da bandeira amarela. A vantagem técnica da Mercedes é tão grande que a disputa pelo título se resumirá a seus pilotos.

Jogar com as bandeiras amarelas não é algo novo na F1 . Em 2006, Michael Schumacher estabeleceu o melhor tempo no final da classificação do GP de Mônaco também. Sabia que as parciais da volta que Fernando Alonso, da Renault, e Kimi Raikkonen, McLaren, estavam para completar indicavam que perderia a pole position. E no seu melhor estilo Schumacher simulou um erro na última curva, Rascasse, atravessou a Ferrari na pista, a fim de gerar a exposição da bandeira amarela. Alonso e Raikkonen não puderam melhorar seu tempo.

A trama foi descoberta pelos comissários, depois de analisar os dados de telemetria da Ferrari, e Schumacher foi punido. Teve de largar em último. O mesmo pode acontecer agora com Rosberg que, como pensa a maioria, sua ação para impedir Hamilton de superá-lo foi deliberada. Se realmente se trata de uma encenação do alemão, é possível se afirmar que ao menos a executou com maior competência de Schumacher. Foi menos descarado.

O cada vez melhor Daniel Ricciardo, da Red Bull, a exemplo da prova em Barcelona, foi o melhor dos pilotos fora a dupla da Mercedes, com o terceiro tempo, 1min16s384. Nova vitória sobre o companheiro e tetracampeão, Sebastian Vettel, quarto, 163 milésimos mais lento. É a terceira derrota seguida de Vettel para Ricciardo.

Felipe Massa acabou atingido por Marcus Ericsson, da Caterham, na mesma curva onde Rosberg parou a Mercedes. O sueco errou a freada e atingiu a suspensão dianteira direita da Williams de Massa. Era ainda o Q3. Massa vai começar o GP de Mônaco, amanhã, na 16ª colocação.

"Eu vi que o Ericsson estava com as rodas traseiras bloqueadas, deixei ainda espaço para ele, mas acabou me atingindo", falou Massa. O seu companheiro, Valtteri Bottas, larga em 13º. A Williams não tem o mesmo bom desempenho das duas últimas etapas, China e Espanha.

"A corrida é longa, o desgaste dos pneus, elevado, e há a possibilidade de chuva", disse Rosberg que, ao entrar na sala de imprensa, solicitou aplausos por seu resultado. Serão 78 voltas no difícil traçado de 19 curvas, 3.340 metros. 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rosberg conquista pole suspeita e acidente será investigado - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Fórmula 1