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Fórmula 1

Massa assume culpa por acidente e espera novas peças para acertar Williams

Livio Oricchio

Do UOL, em Silverstone (Inglaterra)

04/07/2014 13h13

Felipe Massa tem um histórico extenso de acidentes na F1, mas não busca justificativas para explicá-los, como nesta sexta-feira, em Silverstone, quando bateu forte logo no início da primeira sessão de treinos livres do GP da Grã-Bretanha.

"A responsabilidade é minha, sem dúvida. Saí um pouquinho fora da pista, meu carro foi jogado para dentro e acabei batendo."Apesar da violência do impacto, Massa não se feriu. Como era já esperado, os pilotos da Mercedes, Lewis Hamilton e Nico Rosberg, foram os mais velozes.

Os mecânicos da Williams-Mercedes tiveram muito trabalho para substituir as suspensões dianteira e traseira do lado esquerdo, bem como radiadores e carenagem do modelo FW36-Mercedes de Massa. E foi preciso reconstruí-lo relativamente rápido, em cerca de quatro horas.

O acidente ocorreu às 10h25. Massa voltou para a pista na sessão da tarde quando já havia 25 minutos de treino, às 14h25.

O piloto da Williams-Mercedes conseguiu ainda completar 29 voltas no rápido circuito inglês com 5.891 metros de extensão. Registrou o 11.º tempo, 1min36s671. Para complicar ainda mais a preparação do time de Frank Williams na sua corrida de casa, o outro carro apresentou problemas no motor na primeira sessão, ainda no início, quando Suzie Wolff o pilotava. A esposa do diretor e sócio da escuderia Mercedes, o austríaco Toto Wolff, não deu mais de quatro voltas.   

Sem treinar de manhã e sem os dados do outro carro da Williams, Massa e Bottas começaram a realizar os primeiros ajustes no FW36 na sessão da tarde quando os adversários já haviam acumulado uma hora e meia de experiência de manhã. "Não foi um dia positivo, a começar pela minha batida. Pude, ainda, sair para o segundo treino, pelo menos andei, mas não estou feliz com o carro", disse Massa.

"Por causa do meu acidente fomos obrigados a usar peças antigas. Para amanhã não será mais um problema." A sede da Williams é em Grove, cerca de 80 quilômetros distante de Silverstone. Os novos componentes amanhã vão estar disponíveis para Massa. "O carro não está respondendo aqui como eu esperava, temos muito trabalho até amanhã. Mas não deixo de estar confiante em ter outro bom fim de semana."

Na entrevista depois da sessão da tarde, o piloto da Williams foi lembrado do que se passou na mesma pista, na mesma curva, no ano passado, quando pilotava para a Ferrari. "Foi um repeteco", afirmou Massa. Na saída da curva Clube, em aceleração, o piloto apoiou as rodas esquerdas, as de maior apoio, por a curva ser para a direita, no que se chama concret grass, placas de cimento vazadas, onde a aderência é bem menor.

Quando o FW36 ganhou aderência de novo, foi lançado para dentro da curva, daí o choque na barreira de pneus interna na última curva do traçado, quase na entrada dos boxes.

Em 2013 o acidente de Massa, com dinâmica semelhante, aconteceu no início da sessão da tarde, enquanto nesta sexta-feira foi no do primeiro treino. "Fico chateado em começar o treino dessa maneira, não é muito positivo, tomara que não aconteça mais", afirmou, visivelmente atingido pelo erro que reduziu as chances de encontrar um melhor acerto para o carro.

De qualquer forma, Massa explicou não esperar em Silverstone o mesmo desempenho das duas últimas provas, Canadá e Áustria, onde a Williams-Mercedes esteve sempre dentre os mais velozes. "Não temos, aqui, o mesmo ritmo da Áustria. Outras equipes ganham numa pista como esta, a exemplo de Red Bull e Ferrari. A gente pode continuar na briga, ficar na frente da Force India e McLaren, mas não será fácil vencer a Red Bull e Ferrari."

Depois de Hamilton, com 1min34s508, e Rosberg, 228 milésimos mais lento, o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, estabeleceu o terceiro tempo, 736 milésimos pior que Hamilton, seguido por Daniel Ricciardo, Red Bull, a 1 segundo e 3 milésimos do inglês da Mercedes. Sebastian Vetel fez o sexto tempo, a 116 milésimos de Ricciardo. A primeira Williams é a de Valtteri Bottas, em sexto, a 1 segundo e 508 de Hamilton.

"Aqui em Silverstone há várias curvas de alta velocidade, que exigem downforce (pressão aerodinâmica). Desde o primeiro treino (pré-temporada) a gente vem dizendo que precisamos evoluir nesse lado. Num circuito como este a gente acaba sofrendo um pouco mais", comentou Massa.

O terceiro treino do GP da Grã-Bretanha, nono do calendário, começa amanhã às 6 horas, horário de Brasília. A Williams terá uma hora para entender se as mudanças nos carros de Massa e Bottas, a serem feitas hoje e amanhã de manhã, permitirão a seus pilotos boas colocações na sessão de classificação, à tarde, a partir das 9 horas, horário de Brasília, mas principalmente ao longo das 52 voltas da corrida, domingo.

A meteorologia prevê elevadas possibilidades de chuva durante a definição do grid, amanhã. O mesmo vale para domingo.

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